Vanessa Ribeiro: sensibilidade em um produto único na fotografia

A fotógrafa vencedora da última turma do Foto+Produto criou algo pensado na inclusão e no protagonismo das crianças nas histórias das famílias

Vanessa Ribeiro é fotógrafa de família em Belém (PA). Ela foi uma das vencedoras da última turma do curso online ao vivo Foto+Produto. A ideia criada por ela, uma revista que conta a história da criança e a coloca como protagonista da família. Um registro documental em um produto com design personalizado, sensível e contando uma história de forma única. Confira a entrevista com ela.

FHOX – como e por que começou na fotografia?

Vanessa Ribeiro – Antes de me formar em arquitetura comecei a trabalhar em museus, inicialmente com restauração de objetos e telas, depois com montagem de exposições, o que me proporcionou ter contato com diversos artistas, suas obras e como eles pensavam em expô-las.

Em 2008 fui trabalhar com projetos de habitação popular e urbanização de assentamentos precários e me distanciei desta convivência com o mundo das artes, o que me fez querer aprender mais sobre o ato de fotografar.

a fotógrafa Vanessa Ribeiro

FHOX – como define seu estilo? E qual seu foco hoje?

Vanessa Ribeiro – A minha fotografia é mais documental e meu foco hoje é mergulhar na exploração da convivência familiar e extrair dela minhas motivações, buscando sempre trazer a força do nosso cotidiano, às vezes caótico, outras vezes leve e divertido.

FHOX – fale de sua ideia de produto e como foi desenvolver?

Vanessa Ribeiro – Sempre tivemos o costume de comprar e ler livros de histórias para o meu filho. Então quis que ele fosse o protagonista da sua própria história e contando uma parte de sua vida que o afetou muito, de forma lúdica e divertida.

FHOX – Qual o desafio em criar um produto?

Vanessa Ribeiro – Queria um produto lúdico e que a história a ser contada fosse uma identidade da criança e de sua família.

FHOX – acredita que esse produto tem potencial no mercado?

Vanessa Ribeiro – Sim, pois é um produto que traz o protagonismo para a criança.

FHOX – como é trabalhar na fotografia nesta pandemia?

Vanessa Ribeiro – Ainda não trabalho comercialmente com fotografia, mas tinha planos de começar em 2020.

FHOX – como faz para atrair clientes hoje?