UP Time Art Gallery traz para o Brasil exposição de arte NFT

Inspirada no primeiro espaço físico de obras digitais do mundo, inaugurado em 2021, em Nova York, a galeria paulistana de arte contemporânea é a precursora da mostra “Criptoart” no país

De visitas virtuais pelos principais museus do mundo até exposições em 3D, a forma de consumir e colecionar arte segue a tendência mundial de digitalização ao incorporar a tecnologia no universo da arte. Quem acompanha as novidades do mercado cultural, provavelmente, já se deparou com o termo “NFT” — non-funglibe token ou token não fungível, que vem revolucionando o cenário artístico em todo o mundo. A sigla compreende um selo digital e criptográfico que assegura a exclusividade e a originalidade das Criptoartes, como são denominadas as obras de arte virtuais. Essa certificação, que garante a autenticidade do trabalho, é registrada oficialmente nos Blockchains, o mesmo sistema de transação das criptomoedas.

Apresentadas em grandes telas e projeções virtuais, as NFT Arts conquistaram visibilidade mundial, ganhando o primeiro espaço físico do mundo totalmente voltado para obras digitais, inaugurado em 2021, na cidade de Nova York. Foi com essa inspiração que a UP Time Art Gallery, galeria paulistana que busca divulgar o que há de melhor no cenário de arte contemporânea, traz para o Brasil a primeira mostra inteiramente digital do país. Com entrada franca, a exposição “Criptoart” fica em cartaz no Morumbi Town Shopping, localizado na Zona Sul da capital paulista, de 22 de julho a 22 de setembro. “A mostra traz as diversas características da arte contemporânea que, em partes, está relacionada ao legado tecnológico trazido pelo modernismo. Criações inovadoras são apresentadas por protagonistas criativos para atender um novo tempo”, revela Marisa Melo, fundadora da galeria e membro da Associação Internacional de Arte.

“A criptoarte veio para revolucionar a maneira com que a arte, em geral, é consumida. Isso mudará a relação de como vemos arte. Para nós, é algo de bastante valor ser o primeiro empreendimento a trazer uma exposição nesse formato para o Brasil, permitindo o consumo de vários públicos. Ser criativo e tecnológico são alguns dos pontos a serem investidos no futuro. Estamos extremamente felizes e ansiosos para essa exposição” , diz Pedro Sanches, coordenador de Marketing do Morumbi Town Shopping.

A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta essencial para ampliar os limites da produção artística. Nos últimos anos, inúmeros artistas têm utilizado recursos digitais, com o objetivo de criarem novos diálogos, buscando estabelecer fundamentos da visualidade moderna. Com a curadoria artística de Marisa, a mostra tecnológica vai contar com a parceria da empresária Bruna Dagostino, especialista no mercado das criptomoedas, que será a responsável pela gestão de tecnologia. “A tecnologia Blockchain é a revolução mais impressionante desde a invenção da Internet. Por isso, o nosso propósito com essa exposição é fazer com que o público aproveite todas as oportunidades e experiências que ela proporciona”, comenta Bruna, que é CEO da Purple Block, empresa especializada em educação e colocação de mulheres no universo do Blockchain.

or meio da ativação onírica e visual, a mostra coletiva pretende levar os espectadores a uma viagem no imaginário, por meio de uma experiência imersiva e singular. “A ideia é criar um ambiente interativo, onde o potencial consumidor possa comprar sua NFT na hora, por meio das bitcoins ou do seu próprio cartão de crédito internacional”, complementa Marisa. A exposição, aberta ao público, vai contar com diversos televisores no ambiente, onde serão apresentadas as obras de grandes nomes da arte nacional e internacional. “Acreditamos que o mundo está mudando e precisamos evoluir junto com ele. Por isso, estamos trazendo artistas da arte digital e, também, da pintura em tela, onde, para muitos deles, será o primeiro contato com o universo da criptoarte”, finaliza a curadora da galeria, responsável por representar artistas do Brasil e de diversos países da Europa.

Veja também >>> NFT para Fotógrafos(as) – comunidade+curso

Exposição “Criptoart” Local: Shopping Morumbi Town Data: De 22 de julho até 22 de setembro de 2022 Curadoria: Marisa Melo Gestão de tecnologia: Bruna Dagostino Realização: UP Time Art Gallery

Serviço UP Time Art Gallery: Site Instagram Telefone: +55 (11) 99724-0909

#fotografia #nftparafotógrafos

0 comentário