Tendências estratégicas para o marketing em 2022

Estudo da GoAd/UOL mostra que o processo de decisão dos consumidores já envolve muitos outros fatores além da qualidade

O conteúdo gratuito e de alto nível criado pela GoAd e com oferecimento do UOL traz informações valiosas para empresários e empreendedores em geral. De acordo com a GoAd, os negócios serão orientados ainda mais pelos dados, mas esse processo terá um olhar com foco em ESG (governança corporativa, social e de meio ambiente). Segundo publicação do UOL os temas centrais que vão orientar o marketing serão:

1. ESG no topo Esse movimento atende demandas crescentes dos clientes sobre uma atuação mais responsável por parte das empresas, que gere valor para a sociedade como um todo, e não apenas para as marcas. No fim das contas, esse posicionamento acaba por trazer melhores resultados para as próprias organizações. Estudo da McKinsey mostra que práticas de ESG podem reduzir custos, impulsionar crescimento da receita, aumentar a produtividade dos funcionários, minimizar intervenções regulatórias e legais e otimizar investimentos e gastos de capital. Segundo a consultoria, o valor global destinado a ESG teve aumento de 68% entre 2014 e 2021, chegando atualmente a US$ 30 trilhões.

2. Dados, sempre eles Vendas pelas redes sociais e games e plataformas de streaming impulsionam a inovação recente no comércio digital. Com eles, a enxurrada de dados fez com que os anunciantes abrissem uma “caixa mágica” para alcançar o consumidor de diversas formas. O setor de privacidade e de inteligência de dados se tornou prioridade para o marketing diante da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em agosto deste ano, e da evolução da comunicação multicanal, com foco na personalização —e na esperada conversão das vendas.

Outro ponto importante do estudo é a transformação digital. Ou seja, mais do que digitalizar a empresa/negócio, é sobre mudança de cultura. Não se trata de um destino final, mas de uma busca constante e com ajustes constantes em um ambiente em frequente transformação.

“Líderes de marketing precisam entender seu papel diante do capitalismo de plataforma que segmenta pessoas por interesses e, dessa forma, orienta o consumo de bens e serviços, os engajamentos em torno de causas e até os rumos políticos de muitas nações”, afirmou Nick Srnicek, pesquisador em economia digital no King’s College London, em apresentação na conferência virtual Collision 2021.

O estudo completo da GoAD/UOL está aqui e é grátis: Marketing Trends 2022

E para quem precisa de ajuda? O fato é que o marketing envolve o lado humano e ao mesmo tempo tecnológico. Na prática isso representa primeiro entender a essência da sua marca e propósito e entender como a parte tecnológica e tudo o que envolve o marketing podem ser utilizados. Pois no fim, é sobre atrair e manter clientes. Neste ponto, o novo produto da Escola de Negócios da Fotografia pode te ajudar. O Plano de Marketing 2022 é fácil, acessível, colaborativo e ainda tem valor promocional de lançamento. Saiba mais aqui: Quero Meu Plano de Marketing 2022. 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo