Talvez seus concorrentes não estejam só na fotografia

After CEO Kevin Mayer's abrupt exit, is a TikTok sale near? - Los Angeles  Times

Em uma entrevista em julho passado, Reed Hastings, CEO da Netflix disse: nosso concorrente é o Fortnite e o TikTok. O que ele explicou é que o consumidor busca alternativas de entretenimento não só em outros canais de tevê ou de streaming, mas também em jogos, redes sociais. Faz todo sentido e não é diferente para o nosso mercado. Esse entendimento de como as pessoas estão se comportando quando o assunto é fotografia também é fundamental. Mas como fazer isso? Uma das formas é fazendo pesquisas ou mesmo acompanhando online ou presencialmente a jornada de consumo das pessoas. A grande questão é: o que compete com sua fotografia e os produtos que você oferece e que não tem relação direta com fotos? A resposta vai depender de cada caso e perfil de consumidor e da área de atuação do profissional. O fotógrafo de família tem um público e o autoral tem outro. O relevante é entender as possibilidades. 

Sem comerciais: CEO da Netflix explica porque o serviço nunca terá anúncios  como no YouTube - TudoCelular.com

Para a fotografia de uma forma geral existem competidores naturais que praticamente valem para todos os nichos. O smartphone é um exemplo. Será que a família vai desvalorizar a possibilidade de comprar um produto impresso porque pode querer as fotos só na telinha? Nesse caso existem dois desafios: o primeiro quanto ao produto. Do cliente descartar o impresso porque a tela resolve. Do outro prisma, esse mais complicado, das pessoas dispensarem o serviço porque todos tem um smartphone e já fazem fotos com frequência. Se levarmos em consideração que o smartphone é o grande centro de atenção então podemos destacar outros concorrentes dentro desse ambiente. São eles:

  1. Redes sociais em geral. 

  2. Serviços de fotografia na nuvem, Caso do Google Photos para armazenar as imagens

  3. Vídeos como concorrente da fotografia. 

  4. Jogos online ou em apps

  5. Ouvir música

  6. Apps de mensagens para conversar com amigos e parentes

person holding space gray iPhone SE showing man holding camera

Poderíamos estender as opções ainda de forma mais detalhada. O que é interessante é observar que esse comportamento de ameaça oferece ao mesmo tempo oportunidades. Se os consumidores estão nesses “concorrentes”, como eu posso me beneficiar? criar produtos e formas de divulgar e conversar com essas pessoas nesses canais digitais. 

Esses apps são ao mesmo tempo nossos concorrentes e aliados. Como seu público consome?


O que concorre com o serviço de fotografia? Essa pergunta é bem mais ampla. Um casal pode preferir pedir uma refeição no delivery do que fazer um ensaio rápido. Embora sejam coisas bem distintas, ambas envolvem experiências. Nesse momento com as questões de isolamento e da pandemia (para uma parte da população, óbvio) a concorrência é quanto aos valores fundamentais de uma família. Algo que envolve segurança, conveniência e confiabilidade. De novo, estudar o consumo do seu público pode oferecer oportunidades. Foi assim que o ensaio remoto surgiu e se popularizou. Aliás, t