Shutterstock adquire TurboSquid e indica um possível futuro para a fotografia digital

TurboSquid
A Shutterstock é reconhecida como um dos maiores e mais importantes bancos de imagens do mundo. Ontem (26) a revista de negócios norte-americana Fast Company trouxe matéria anunciando que a empresa comprou a TurboSquid por U$ 75 milhões de dólares. Por que essa informação é relevante para a fotografia como um todo? Porque a TurboSquid é a maior empresa do mercado 3D do mundo. Funciona como desenvolvedora de imagens tridimensionais de produtos e diferentes categorias como carros e outros. Ou seja, ela cria imagens que na verdade não existem mas que são bem realistas. Na prática, essa aquisição mostra que o foco no mercado de publicidade e das marcas está caminhando para a “criação” do zero de uma foto de produtos e afins. Esses arquivos hiper realistas tanto em foto como vídeo podem substituir uma boa parcela da criação de conteúdo para diversos fins como conhecemos.

TurboSquid
Com a compra a Shutterstock se torna a maior do ramo com uma plataforma de oferta de imagens 3D do mundo. Algo que vai atender pequenos comércios, e-commerce e agências de publicidade e designers em geral. Junto com a TurboSquid vem a outra empresa PixelSquid que oferece um serviço de pré-renderização de objetos 3D. A partir da captura de imagens 2D em vários ângulos. Segundo a Fast Company a tendência já vinha com força e vai se acelerar. Das marcas e plataformas oferecendo essas imagens tridimensionais virtuais no lugar das fotos de bancos de imagens como antes eram comercializadas. Uma das vantagens é a variedade de aplicações e disponibilidade de ângulos distintos para um mesmo objeto. Obviamente para fotógrafos e quem gera conteúdo isso representa uma ameaça e transformação. Ao menos para produtos, objetos em geral. Por outro lado, abre oportunidade para artistas digitais especialistas em programas 3D criarem arquivos com o mesmo apelo. A ideia da Shutterstock é justamente abrir a plataforma para que esses artistas baixem versões de modelos 3D para que depois customizem da forma que preferirem.

TurboSquid
O crescimento do conteúdo 3D, AR e VR e o potencial para envolver os consumidores com essa tecnologia disruptiva está em alta, e a plataforma líder do setor da TurboSquid nos permite tornar a distribuição de 3D acessível à comunidade de criadores e profissionais de marketing da Shutterstock em vídeo, jogos, e-commerce e além. disse o CEO da Shutterstock, Stan Pavlovsky no anúncio oficial divulgado para a imprensa e para a Fast Company.