Sete fotógrafos atuais do mundo da moda para você se inspirar

De Patrick Demarchelier a Gleeson Paulino, o que não falta é criatividade e ousadia nos grandes nomes da fotografia da moda

Engana-se quem pensa que fotografia de moda se trata apenas de modelagem de roupas. Muito além disso, ela representa estilo, lança tendência e reflete todo o glamour do tempo atual, contribuindo para várias mudanças de percepção sociais e culturais. É por meio do clique fashionista que, ao longo dos anos, podemos observar a estética, as novas tecnologias, as questões de raça e gênero, os movimentos políticos e os comportamentos da época. Além de lançar tendências, o setor também reflete as mudanças sociais.

Dessa forma, essa fotografia se tornou um estilo almejado e respeitado mundialmente por muitos profissionais. E se você também é apaixonado por moda ou atua nesse nicho, não pode deixar de conferir sete nomes que compõem a lista dos melhores fotógrafos de moda da atualidade. Que tal se inspirar neles e realizar belas imagens que ajudarão a compor o seu acervo pessoal, ou mesmo ajudar a alavancar as vendas no seu brechó, outlet, lojas de roupas especializadas ou gerais?

Patrick Demarchelier

Uma das principais referências quando falamos em fotografia de moda é o francês Patrick Demarchelier, que veio a falecer no final de março, com 78 anos, deixando um legado de mais de 40 anos de história no universo fashion. O fotógrafo era celebrado por conseguir captar a verdadeira essência de seus modelos, abusava de movimentos e do estilo clássico e simples. Trabalhou para várias revistas como a Vogue e Vanity Fair, e fotografou inúmeros ícones internacionais como Madonna, Jennifer Lawrence, Hillary Clinton e a Princesa Diana.

Mario Testino

Internacionalmente famoso pela ousadia e criatividade percebidos em seus cliques, o fotógrafo peruano construiu seu nome reconhecendo tendências. Possuidor de um portfólio impressionante, Testino já atuou junto à Vogue, Vanity Fair, GQ, Gucci, Versace e Chanel. Também já fotografou diversas celebridades como Beyoncé, Angelina Jolie, Emma Watson, Brad Pitt, Cristiano Ronaldo, entre outros.

Annie Leibovitz

Considerada uma das melhores fotógrafas de moda, Annie trabalha com as mais conceituadas revistas do mundo. Com seu estilo lúdico e criativo, transforma suas fotografias em verdadeiras obras de arte encenadas. Foi a primeira mulher a expor as suas imagens na National Portrait Gallery e tem uma coleção de destaque na Portrait Gallery, em Washington DC.

Siobhan Beasley

As principais características que compõem as fotografias de Siobhan são a diversão, a inovação e o reflexo feminista. A fotógrafa tem como lema de vida a defesa de questões sociais, como as diferenças de gênero e a mudança do setor fashionista para um nicho mais sustentável. Podemos encontrar trabalhos de Beasley nas principais revistas de Boston, como a Brand 47, Rue La La, Gilt Groupe, etc.

Lindsay Adler

Considerada uma das melhores fotógrafas de moda do mundo, Lindsey possui um grande portfólio, incluindo Marie Claire, Elle Magazine e L’Officiel. Como principal característica de suas fotografias está o jogo de luz natural que ama contrastar com as cores das roupas de seus modelos.

Emma Tempest

Dentre os principais estilos dessa fotógrafa britânica está o balanço e a ousadia. É nítido em suas fotos o vento e o movimento do corpo de seus modelos. Os trabalhos de Emma já apareceram na Allure, Vogue e W Magazine.

Gleeson Paulino

Fotógrafo brasileiro reconhecido pela ousadia e criatividade de retratar as cores em liberdade. Em suas fotografias, as cores são muito bem detalhadas e cativadas pelas luzes e enquadramentos. Gleeson tem como inspiração pinturas dos séculos XVII e XVIII, o que torna as suas composições belas obras de arte.

#fotografia #mercadofotográfico