Retratos de estranhos improvisados na rua

Alex Stemplewski se tornou famoso graças ao TikTok. Um dos projetos mais recentes dele foi de fotografar estranhos nas ruas (tudo indica que antes da pandemia).  Alex faz isso sem um estúdio ou iluminação profissional. Ou seja, tudo na base da improvisação.

“muitas coisas me levaram à ideia de fotografar estranhos da maneira que eu faço hoje. Começou no dia em que recebi minha câmera pelo correio cerca de um ano atrás. Esse foi literalmente meu primeiro dia de fotografar e fiquei tão empolgado que queria tirar fotos imediatamente.O problema era que eu não conhecia nenhuma modelo e não conhecia muita gente em San Francisco (EUA) porque acabei de me mudar para lá. pensei comigo mesmo: por que não saio para tirar fotos grátis para as pessoas? Dessa forma, posso praticar e dar às pessoas fotos gratuitas em troca.É aí que tudo começou, literalmente, no meu primeiro dia como fotógrafo” disse em uma matéria recente na Bored Panda.

@alex.stempTo celebrate 8M followers I made a free guide on creating viral videos ##foryou Thank you all so much ?

♬ original sound – alex.stemp

Agora ele está com tudo nas redes sociais. São quase 8 milhões de seguidores no TikTok e mais de 220 mil no Instagram.

“Estou fotografando há cerca de um ano e um dos maiores desafios para um fotógrafo iniciante foi encontrar modelos. Como você pode não ter um portfólio quando está iniciando como fotógrafo, pode ser difícil faça com que modelos reais queiram fotografar com você. Descobri que, muitas vezes, quando agendava uma sessão de fotos com um modelo, eles acabavam me cancelando no último minuto. Foi muito frustrante no começo, mas um dia decidi caminhar até o centro da cidade e perguntar a um estranho(a) se eles fariam uma sessão comigo naquele momento. Tornou-se meu ritual. ”

O fotógrafo está ganhando na Internet fazendo sessões de fotos com estranhos

Mas você deve estar se perguntando: como ele ganha dinheiro? Primeiramente, com integrações de músicas pagas no próprio TikTok. Ou seja, ele conecta músicas nas postagens que se revertem em dinheiro de acordo com a popularidade da postagem. Além disso, outra forma é a parceria paga com diversas marcas. E, por último, mas não menos importante, vendendo cursos on-line promovidos dentro da aplicação. Um dos cursos recentes divulgados por ele no Instagram mostra como ganhar popularidade e seguidores nas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/CAIhhcmJP0e/


COMO ELE FEZ SUCESSO NO TIKTOK?

A resposta é: fotografando no estilo street photography. Em seus vídeos na rede, ele mostra como fotografa na rua. Tudo muito rápido e prático. Apresenta, também, como faz retratos de pessoas desconhecidas nas ruas. Mas para tanto ele primeiro pergunta se elas permitem serem retratadas.

Stemplewski combina fotos e vídeos mostrando os bastidores e o resultado final. Faz sucesso tanto entre os seguidores quanto com os próprios retratados.