Por que o produto impresso é importante no marketing da fotografia?

Seja com álbuns ou outros itens personalizados com foto, o produto ajuda a adicionar valor e também oferece inúmeras vantagens para fotógrafos e outros negócios de foto

Se o produto não fosse importante não estaria com base do composto do marketing. Aliás, ele ajuda todos os outros P´s.

  1. O produto adiciona valor e ajuda a justificar o “P” de preço. Aqui cai bem para valorizar o investimento do cliente seja qual for o segmento de atuação.

  2. O produto serve para colaborar com a divulgação no “P” de promoção. Aqui ajuda na geração de conteúdo para qualquer canal em que você queira mostrar o que faz.

  3. O produto vai bem com o “P” de presença pois está sempre perto do cliente. Aqui ajuda na indicação e no legado.

O produto impresso com foto é precioso porque é tangível e dá posse para quem compra. Minha foto está aqui neste álbum ou na parede, bem diferente de uma foto digital perdida em um dispositivo ou nuvem qualquer. O fato é que o produto puxa tudo no marketing colaborando até no posicionamento da marca. O que na prática representa o seguinte: isso é o que você terá com o que está contratando com meu negócio de fotografia. Vale lembrar que por conta disso, é fundamental que o produto acompanhe de forma coerente seu posicionamento de mercado. 

Foto profissional grátis de álbum de fotos, apartamento, arca

Dentro dos problemas do marketing reposicionar o produto se coloca como um dos principais desafios. O livro BuyOlogy mostra que 8 em cada 10 produtos fracassam nos EUA para qualquer produto de qualquer setor. Daí a importância de ter rapidez em tirar produtos de linha e testar rápido. Aliás, o livro mostra que pesquisas de mercado nem sempre funcionam, pois os clientes não costumam ser tão honestos em suas respostas e porque nas questões de consumo nem sempre o racional é quem manda. Algo que para a fotografia é uma grande vantagem. Isso porque a foto envolve questões sentimentais e de vaidade e emoção. Logo, não faz muito sentido tentar aplicar argumentos racionais nas vendas desses produtos. Curiosamente boa parte do mercado segue apostando em argumentos da razão para vender fotografia.

O fato é que produto com foto é sobre o legado para as pessoas. O que vai ficar de lembrança daquele momento marcante. E ele pode e deve puxar tudo em relação ao marketing na fotografia. 

Produto é legado e parte fundamental do marketing na fotografia. Se precisar de ajuda com isso conte com o Programa de Inovação e Criação Foto+Produto. Saiba mais aqui: P.I.C. Foto+Produto

#fotografia #fotógrafo #marketingparafotógrafos #mercadofotográfico

0 comentário