Para além do salvar na nuvem: o poder da foto impressa em eternizar as memórias

Preservar memórias através da fotografia impressa permite recordar os momentos mais especiais da sua vida

Uma imagem vale mais do que mil palavras, segundo o ditado popular. Uma fotografia, por exemplo, é capaz de eternizar momentos e reavivar lembranças do passado. Por isso, álbuns de família são considerados verdadeiras relíquias, já que contam a história de nossos antepassados por meio de registros imagéticos. Às vezes, essa é a única forma de conhecermos as raízes de nossa árvore genealógica.

Hoje, tirar uma fotografia digital é tão fácil que até crianças de posse de um smartphone podem fazê-lo. As chamadas selfies tomam conta do feed das mais diversas redes sociais. Belos pratos de salada, gatos e cachorros fofinhos, os looks do dia, enfim, tudo é motivo para fazer uma fotografia. Deixamos de capturar apenas eventos marcantes ou momentos felizes para registrar qualquer situação.

No entanto, depois que alguém tira uma fotografia dessas, é raro que queira passar algum tempo olhando para ela novamente. Um story do Instagram, por exemplo, dura 24 horas. Depois disso, tendemos simplesmente a manter as imagens digitais nos nossos aparelhos, armazenadas na nuvem ou em outros locais semelhantes, sendo possível até mesmo vendê-las por meio de um ativo digital, como o Polkadot.

Na era digital, trilhões de fotografias são tiradas todos os dias. Sem a necessidade de revelar rolos e rolos de filme, ficou bem mais fácil conseguir o registro perfeito. Da mesma forma, descartamos com facilidade aquelas das quais não gostamos. Às vezes, várias fotografias são tiradas para que apenas uma seja divulgada. Faça essa experiência: dê uma olhada na galeria do seu smartphone e conte quantas fotos do mesmo objeto você tirou.

Indo na contramão dessa onda, o movimento em prol da fotografia impressa continua firme e forte. Um exemplo é a prática da lomografia, cujos adeptos fotografam com câmeras de baixo custo e precisam revelar os filmes. As câmeras Instax, da tradicional empresa japonesa Fujifilm, também têm feito muito sucesso. As fotos são reveladas na hora, na própria câmera, e podem ser guardadas para a posteridade.

O casamento, a festa de aniversário de um ano, a formatura, uma viagem de férias… A vida é cheia de momentos incríveis, que podem ser eternizados pela lente de uma câmera. Mais do que o registro digital, uma fotografia impressa emoldurada irá fazê-lo recordar todos os dias o que realmente importa.

#fotografia

0 comentário