Panning: como fotografar objetos e pessoas em movimento

É preciso ter conhecimento avançado de técnicas fotográficas

Fotografar pessoas e objetos em movimento é um desafio para fotógrafos amadores. Quase sempre o resultado são fotos borradas e que não correspondem às expectativas de quem as tirou. É preciso ter conhecimento avançado de técnicas fotográficas para configurar a câmera da maneira correta e conseguir boas fotos.

Quer você queira fotografar a água descendo pela cachoeira, um carro passando pela estrada, uma criança ou um animal, a técnica e as configurações da câmera são basicamente as mesmas. Quando o assunto é movimento, você deve se atentar principalmente para a velocidade do obturador, aquela parte da câmera que abre e fecha muito rápido. A velocidade indicada é de pelo menos 1/500 de segundo ou superior.

No entanto, é preciso ter ciência de que velocidades rápidas do obturador podem resultar em fotografias com exposição insuficiente, uma vez que limitam a quantidade de luz que entra em seus sensores de imagem. Portanto, quanto maior for a velocidade do obturador, maior será a probabilidade de as fotos ficarem escuras. Se você estiver fotografando ao ar livre, talvez isso não seja um problema, mas em ambientes internos será preciso realizar adaptações, como utilizar um flash, aumentar o ISO ou alterar a abertura.

(Créditos: iStock)

A técnica chamada de panning também é muito utilizada para capturar pessoas e objetos em movimento. Em vez de segurar a câmera, você deve movê-la junto com o carro que está acelerando pela estrada, por exemplo. Como resultado, o carro, seja ele um Ka sedan ou qualquer outro, é capturado em foco, enquanto o resto da cidade fica atrás dele como um borrão. Se você é iniciante, o melhor é começar a praticar com objetos que se movem lentamente, como um cachorro correndo ou um bebê engatinhando.

Use uma velocidade de obturação lenta, considerando fatores como luz e velocidade do objeto. Mantenha a mão firme para evitar tremores, e usar um tripé é uma boa solução para manter a câmera estável. Além disso, escolha um bom fundo para a sua foto, com uma única cor ou simples, sem formas perturbadoras. Pré-foque sua câmera no local que você pretende tirar a foto, assim você consegue o melhor shot. Por fim, solte o obturador o mais suavemente possível para reduzir a trepidação da câmera.

Se, depois de fazer tudo isso, você não conseguir resultados satisfatórios, não desanime. A técnica de panning requer prática e paciência.

#fotógrafo #fotografia #mercadofotográfico #fotografiaemmovimento #panning #instagram