Os principais benefícios em se fazer um plano de marketing

Veja como um plano pode ser uma ferramenta importante para ajudar a expandir seus negócios e aumentar as vendas

O objetivo de um plano de marketing é simples: ajudar a organizar a melhor forma de atrair e manter clientes. Trata-se de uma maneira eficaz de articular uma estratégia para promover sua marca e aumentar as vendas. Fora isso, também colabora com uma visão sobre seu mercado, os clientes ideais e como envolvê-los de forma eficaz. No fim, é uma mudança de comportamento de um jeito de operar mais tático para algo mais estratégico.

Não é algo fixo. Na verdade, no ambiente competitivo atual da fotografia, o plano deve ser reajustado com muito mais frequência. Mas como diz a velha máxima: você ajusta o plano sem mudar os objetivos. Algo importante em tempos de incerteza e mudança constante.

Um Plano de Marketing também colabora dando clareza sobre como seus produtos / serviços podem se diferenciar em comparação com seus concorrentes. Outras perguntas que devem surgir na formulação desse plano: como você vai definir o preço? e como você vai atingir seu (s) cliente (s) ideal (is) com um conjunto específico e definido de atividades de marketing? E tudo sempre de olho nos objetivos de marketing que foram definidos. Trata-se de uma abordagem orientada voltada para a combinação entre ações táticas e estratégicas. Ou seja, é sobre planejar e agir sempre de olho no que você acredita, no seu posicionamento de mercado e voltado para as necessidades e comportamentos do seu público.

E quais outros benefícios de um plano de marketing?

Definir seu posicionamento e proposta de valor

Um Plano de Marketing eficaz requer a definição de como sua marca, produtos e serviços estão posicionados em comparação com seus concorrentes e de que forma você pode oferecer algo diferenciado em comparação com os concorrentes. Lembrando que isso tudo de acordo com o que é mais relevante na ótica dos clientes.

Identificar o seu mercado-alvo

Por meio da segmentação de mercado, um Plano de Marketing eficaz permitirá que você identifique e compreenda seus clientes ideais, suas necessidades, problemas e valores; e como seu produto ou serviço pode atender às necessidades deles ou abordar seus problemas de forma a criar valor.

Identificar seus concorrentes diretos e indiretos

Um Plano de Marketing eficaz inclui a identificação de seus concorrentes de uma perspectiva completa para que você possa determinar como pode melhorar ou aumentar sua oferta para ser favoravelmente comparado às ofertas de seus concorrentes. O importante é observar uma dimensão mais ampla que envolve tanto os competidores diretos quanto substitutos (coisas que competem com nosso mercado e não são da fotografia).

Definir métricas claras de acordo com os objetivos

Um plano de marketing eficaz inclui a definição de objetivos de marketing específicos e mensuráveis, prazos e atividades. Isso garante que você invista apenas em atividades promocionais que gerem o retorno mensurável dentro de um tempo definido.

Estabelecer estratégias para atingir clientes ideais

Um Plano de Marketing eficaz utiliza uma visão de como criar estratégias para atingir seu público-alvo, incluindo as mensagens, canais e ferramentas que você usará. Novamente, isso impedirá o investimento em atividades de marketing que não apóiem ​​sua estratégia definida.

No fim, um plano é como um mapa que norteia o que pode e deve ser feito. Algo para colocar como parte da rotina e funciona como uma ferramenta prática para checar sempre que necessário. E o mais importante: para ver se estamos alinhados com nosso posicionamento e indo na direção certa dos objetivos que determinamos.

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