Os 3 principais desafios para quem está criando o Plano de Marketing 2022

Com base no que já foi enviado por empreendedores é possível traçar um perfil de problemas recorrentes. Veja quais são os 3 principais desafios

O Plano de Marketing 2022 é um produto digital e colaborativo da Escola de Negócios da Fotografia. O empreendedor adquire, preenche seguindo as etapas e recebe uma orientação inicial para estabelecer e ajustar o marketing no negócio da fotografia. Depois de algumas meses já é possível traçar um perfil recorrente nos desafios apresentados por quem está criando uma rota para atrair e manter clientes. Veja quais são os três principais  desafios:

1 – O desafio de definir um posicionamento mais específico

2 – A complexidade de se diferenciar em produtos e outros elementos do composto do marketing

3 – Muitas dúvidas quanto a forma de fazer a divulgação

Curiosamente, as questões 2 e 3 dependem da primeira questão. Ou seja, sem definir o posicionamento de mercado mais específico fica mais complicado acertar a diferenciação em produtos, do preço, da divulgação e afins. Ou seja, acertar “a percepção na mente das pessoas que você quer atender ou já serve”. E mais: o que elas acham de você neste momento? Por que isso é importante? porque envolve a base de um marketing que tem a sua identidade, o seu posicionamento definido. Se a sua fotografia tem uma assinatura, por que seria diferente com o marketing?

Outro ponto relevante que deveria ter a nossa reflexão envolve duas coisas: mudança e causa. O marketing mais humano que se apresenta como tendência entre as principais marcas e referências dentro e fora da fotografia envolve alguma causa. Algo que as move, seja diversão ou outros quesitos que lhe são caros. Definida a causa que nos move, daí partimos para causar alguma mudança na vida das pessoas. Quer um exemplo bem banal? Uma fotógrafa de família que define que sua causa é divertir e emocionar registrando as pequenas rotinas de uma família. Ela foca em diversão verdadeira e em mostrar como aquelas pessoas vivem e se divertem. Faz isso sem interferir e gera produtos para que as pessoas lembrem disso e assim resta um legado do trabalho que foi feito. O posicionamento dela é sobre histórias, proximidade e preocupação genuína com quem ela serve. Não é tão complicado quanto pode parecer, mas essa fotógrafa fez a lição de casa e se importa com os clientes e com o que ela acredita.

Interessado em criar seu plano de marketing? Quer uma ajuda? Então clique aqui: QUERO MEU PLANO DE MARKETING

Veja também >>> Comece 2022 aprendendo e acertando o marketing do seu negócio de fotografia – FHOX

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é jazmin-quaynor-18mUXUS8ksI-unsplash-1024x683.jpg

#fotografia #fotógrafo #marketingparafotógrafos #mercadofotográfico