Os 10 erros mais comuns do marketing na fotografia

Fotógrafos e empreendedores do mercado costumam cometer alguns deslizes recorrentes quando o assunto é marketing na fotografia

Depois de tantos anos pesquisando, atendendo e conversando com fotógrafos, dá para ter a noção exata dos equívocos mais comuns no marketing. Separei 10 erros muito frequentes.

1 – achar que marketing é vendas – faz parte do marketing, mas vender não é a mesma coisa. Se bem feito, o marketing no fim reduz a necessidade de um esforço tão grande em vendas. É o caso das marcas e profissionais que construíram um marketing que agrega valor e facilita vendas. Ou seja, investir em marketing é algo que envolve um composto completo em que vendas é um pedaço importante.

2 – achar que marketing é só divulgação – Divulgar é fundamental mas também é só uma parte do todo no marketing. O P de promoção é sobre isso, divulgar. E a divulgação se tornou conversa e sem cara de “propaganda”. O desafio é fazer um marketing mais “conversacional” do que o clássico jabá! E não é fácil fazer isso.

liguei o MacBook Pro na frente do monitor preto de tela plana do computador

3 – achar que é algo pontual – Marketing é sobre consistência. Aliás, é sobre repetição mesmo. De divulgar, ajustar e repetir com frequência para ter o resultado desejado. Logo, não é fazendo uma campanha somente que você vai virar o jogo. Por sinal, a dinâmica é mais complexa pois envolve frequência, ajustes finos e planejamento constante.

4 – achar que é só copiar o que deu certo – Talvez um dos pontos mais comuns no mercado. Pois a fotografia envolve reprodução e isso acaba levando a um comportamento de cópia até no marketing. Os que vão bem costumam criar suas próprias ações com base em questões muito próprias dos seus perfis. Posicionamento, base do marketing, quando bem feito mostra a identidade do fotógrafo ou negócio e isso se reflete no todo. Resumindo: copiar o marketing de alguém é só uma estratégia de clone que pode ter algum resultado, mas não vai te diferenciar de ninguém.

Como está seu marketing na fotografia? – FHOX

5 – achar que existe uma fórmula mágica – não existe receita pronta. Trata-se de um estudo do seu negócio e perfil e pensar nos caminhos com base nisso. Quem vende fórmulas deste tipo está vendendo sonhos. A trilha é tortuosa e envolve mais perguntas (suas) do que respostas ou receitinhas mágicas.

Marketing Básico para fotógrafos (de amigo para amigo) – FHOX

6 – achar que marketing é só digital – digital é tendência, mas existe o que pode ser feito no mundo real. Ou seja, ações com parceiros, estratégias presenciais. Sobretudo com o retorno graças aos efeitos da vacinação. O marketing analógico é um complemento importante e que também deve ser pensado.

A culpa não é do preço! – FHOX

7 – achar que preço não é marketing – preço é marketing sim. Julgamos marcas e produtos com base em valores. Estratégias de preço e formas de facilitar a vida do consumidor com base em preço também compõ