O que o Dia Internacional da Mulher significa para os fotógrafos

Por Jordan Dyck, contribuidora da ShutterStock 

O tema do Dia Internacional da Mulher 2020, no domingo, 8 de março de 2020, é #EachForEqual, com a igualdade de gênero como uma questão global à sua frente. O slogan da campanha diz tudo: “Um mundo de igualdade é um mundo possível”.

Campos criativos podem representar desafios que impedem o acesso das mulheres. Imagem: aquatti.


Na indústria da fotografia, igualdade de gênero e igualdade de direitos para todos os sexos não é um tópico novo. A fotografia é um campo amplamente dominada pelos homens. Em um estudo de 2018 sobre o estado do fotojornalismo liderado pela World Press Photo, os dados demográficos resultantes foram surpreendentes: 68% das mulheres que participaram do estudo enfrentaram discriminação no trabalho.

Outros obstáculos que as mulheres entrevistadas enfrentaram incluem estereótipos (56%), sexismo no setor (54%), falta de oportunidades para as mulheres (49%) e expectativas sociais e familiares (42%). Os estereótipos da indústria fotográfica não são novos problemas. No entanto, estamos agora em um estágio crucial da história moderna.

Organizações e eventos como o Dia Internacional da Mulher 2020 nos lembram que temos o poder de fazer mudanças acionáveis em nossas áreas de interesse. O poder da narrativa visual cresceu significativamente na era digital da comunicação, e mais fotógrafos estão usando suas lentes como saídas para eliminar as barreiras de gênero atrás e na frente das câmeras.

A narrativa visual é uma ferramenta poderosa para combater a discriminação. Imagem do ShotPrime Studio.


Fotógrafos, esta é para vocês: as restrições legais impediram 2,7 bilhões de mulheres de acessar a mesma opção de empregos que os homens. A partir das imagens que criamos e compartilhamos de nossas viagens, cabe a nós compartilhar essas histórias de desigualdade e criar imagens representativas para os clientes compartilharem em todo o mundo.

Representando a Igualdade de Gênero em imagens

Como fotógrafos, videomakers, ilustradores e líderes da indústria criativa, temos o poder de usar as imagens que criamos e compartilhamos para celebrar as conquistas das mulheres e aumentar a visibilidade de pessoas sub-representadas. O Dia Internacional da Mulher 2020 identifica uma série de missões que ajudam a alcançar esse objetivo.

Tomamos essas missões e identificamos algumas maneiras de implementá-las no conteúdo que você cria e compartilha na Shutterstock.

Acrescente diversidade ao seu trabalho criativo para refletir o mundo real. Imagem de Nadia Grapes.