NVIDIA traz milhões para o Metaverso com a plataforma Omniverse expandida

Introdução ao Blender, futura integração com as principais aplicações Adobe 3D para capacitar criadores em todos os lugares

A NVIDIA anuncia uma grande expansão do NVIDIA Omniverse, a primeira plataforma de simulação e colaboração do mundo que está fornecendo a base do metaverso, por meio de novas integrações com Blender e Adobe que o abrirão para mais de milhões de usuários.

O Blender, a ferramenta de animação 3D de código aberto líder mundial, agora terá suporte para Universal Scene Description (USD), permitindo que os profissionais acessem os pipelines de produção do Omniverse. A Adobe está colaborando com a NVIDIA em um plugin Substance 3D que trará suporte para Substance Material para Omniverse, revelando novos recursos de edição de material para usuários Omniverse e Substance 3D.

O NVIDIA Omniverse possibilita que designers, artistas e revisores trabalhem juntos em tempo real em aplicações de software líderes em um mundo virtual compartilhado de qualquer lugar. A plataforma está sendo avaliada por mais de 500 empresas e agora está em uso por profissionais da SHoP Architects, South Park e Lockheed Martin, entre outras. Desde o lançamento de seu open beta em dezembro de 2020, mais de 50 mil criadores individuais já fizeram download do Omniverse.

“NVIDIA Omniverse conecta mundos permitindo que a visão do metaverso se torne uma realidade”, diz Richard Kerris, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento Omniverse da NVIDIA. “Com a contribuição de desenvolvedores, parceiros e clientes, estamos trabalhando nesta plataforma revolucionária para que todos, desde indivíduos até grandes empresas, possam trabalhar com outras pessoas para construir mundos virtuais incríveis que se parecem, sentem e se comportam exatamente como o mundo físico.”

O metaverso é um mundo virtual compartilhado imersivo e conectado. Nele, os profissionais podem criar cenas digitais únicas, os arquitetos podem criar belos edifícios e os engenheiros podem projetar novos produtos para as casas. Essas criações podem então ser levadas para o mundo físico depois de serem aperfeiçoadas no mundo digital.

“Muitas empresas estão falando sobre o metaverso, mas a NVIDIA é uma das poucas que está realmente cumprindo sua promessa”, conta disse Jon Peddie, notável autor, consultor e fundador da Jon Peddie Research. “A NVIDIA traz uma compreensão mais ampla das necessidades de designers de todos os tipos e tem muitas das ferramentas que podem ser usadas gratuitamente. A plataforma NVIDIA Omniverse tem o potencial de transformar quase todos os setores, tornando a inovação realmente colaborativa e criativa possível em um espaço virtual comum pela primeira vez.”

“A expansão do Omniverse traz o conceito de metaverso à vida e cria possibilidades infinitas para diversos mercados. A ferramenta revolucionária pode auxiliar empresas e profissionais a atingir o máximo da produção e da otimização de tempo, além de facilitar o trabalho em equipe com uma plataforma habilitada para vários usuários ao mesmo tempo no mesmo projeto. É uma grande oportunidade para profissionais da América Latina mostrarem todo o seu potencial”, explica Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA na América Latina.

O ecossistema Omniverse se expande

NVIDIA Omniverse tem um ecossistema de parceiros de suporte em rápido crescimento.

A chave para a adoção do Omniverse pela indústria é o framework de arquivos USD de código aberto da Pixar, a base da plataforma de simulação e colaboração da Omniverse, permitindo que grandes equipes trabalhem simultaneamente em várias aplicações de software em uma cena 3D compartilhada. Essa base de padrão aberto oferece aos parceiros de software várias maneiras de estender e conectar-se ao Omniverse, seja por meio da adoção e suporte do USD, ou da construção de um plugin, ou por meio de um Conector Omniverse.

Apple, Pixar e NVIDIA colaboraram para trazer recursos físicos avançados para o USD, adotando padrões abertos para levar workflows 3D a bilhões de dispositivos. Blender, Tangent e NVIDIA colaboraram para oferecer suporte em dólares americanos para o próximo lançamento do Blender 3.0 e os milhões de artistas que usam o software.

A NVIDIA está contribuindo com USD e suporte de materiais no Blender 3.0 alpha USD, que estará disponível em breve para os criadores.

“Os esforços de engenharia da NVIDIA para integrar o USD ao Blender são exemplos de como a indústria contribui para o código aberto”, conta Ton Roosendaal, presidente da Blender Foundation. “Graças ao USD, os profissionais do Blender podem ter acesso de alta qualidade a pipelines de estúdio e plataformas de colaboração, como Omniverse.”

NVIDIA e Adobe estão colaborando em um plugin Substance 3D que irá desbloquear novas habilidades de edição de material para usuários Omniverse e Substance 3D. Profissionais e criadores serão capazes de trabalhar diretamente com materiais Substance provenientes da plataforma Substance 3D Asset ou criados em aplicações de Substance 3D, criando um workflow 3D mais contínuo.

“A Adobe é dedicada a uma comunidade aberta e conectada de designers 3D”, explica Sebastien Deguy, vice-presidente de 3D e Immersive da Adobe. “Como um padrão da indústria, o Substance fortalecerá o ecossistema Omniverse capacitando criadores 3D com acesso a materiais 3D Substance.”

O ecossistema NVIDIA Omniverse continua a crescer, conectando aplicações líderes da indústria de empresas de software como Adobe, Autodesk, Bentley Systems, Blender, Clo Virtual Fashion, Epic Games, Esri, Golaem, Graphisoft, Lightmap, Maxon, McNeel & Associates, PTC Onshape , Reallusion, Tangent, Trimble e wrnch Inc.

Líderes globais usam Omniverse

Entre as 500 empresas que estão a