NVIDIA disponibiliza a versão gratuita do Omniverse para milhões de profissionais de criação e artis

Reforçada por novos recursos e ferramentas, a plataforma de simulação e colaboração de design 3D em tempo real da NVIDIA agora está disponível para os profissionais de criação do NVIDIA GeForce Studio com GPUs RTX

rojetado para ser a base que conecta mundos virtuais, o NVIDIA Omniverse agora está disponível para milhões de profissionais de criação do NVIDIA Studio que utilizam GPUs GeForce RTX e NVIDIA RTX. Em um discurso especial na CES, a NVIDIA também anuncia novos desenvolvimentos de plataforma para Omniverse Machinima e Omniverse Audio2Face, novos recursos de plataforma como Nucleus Cloud e mercados 3D, bem como atualizações de ecossistema.

Com o Omniverse, a plataforma de simulação de mundo virtual e colaboração em design 3D em tempo real da NVIDIA, artistas, designers e profissionais de criação podem usar as principais aplicações de design para criar assets e cenas 3D em laptops ou workstations.

Desde seu lançamento beta realizado há um ano, o Omniverse já foi baixado por quase 100 mil profissionais de criação que estão acelerando os fluxos de trabalho com core rendering, física e tecnologias de IA.

“Com esta tecnologia, os profissionais de criação obtêm mais do que apenas um renderizador rápido”, explica Zhelong Xu, artista digital e criador Omniverse de Xangai. “NVIDIA Omniverse e RTX oferecem aos artistas uma plataforma poderosa com possibilidades infinitas.”

Profissionais de criação como Xu são exemplos de profissionais que usarão as ferramentas da Omniverse para construir e colaborar na vasta quantidade de conteúdo necessária para a próxima geração da web. Os profissionais têm como objetivo construir mundos virtuais 3D interconectados para comércio, entretenimento, criatividade e indústria.

Os mundos ilimitados serão povoados por lojas, casas, pessoas, robôs, fábricas, museus – uma quantidade vasta de conteúdo 3D. A produção desse conteúdo é desafiadora, geralmente exigindo várias ferramentas, muitas vezes incompatíveis. O Omniverse conecta esses mundos de design 3D independentes em uma cena virtual compartilhada.

Diante do resultado de mais de 20 anos de trabalho da NVIDIA, o Omniverse traz gráficos, IA, simulação e computação escalável em uma única plataforma para aprimorar os fluxos de trabalho 3D existentes.

Com a plataforma, gratuita para usuários individuais, os profissionais de criação do GeForce RTX Studio podem conectar suas ferramentas favoritas de design 3D a uma única cena e simultaneamente criar e editar entre as aplicações.

“Nos últimos anos, a NVIDIA vem expandindo as aplicabilidades do Omniverse e trazendo diversos benefícios para diferentes áreas que necessitam de tecnologia para suas demandas. Em 2022 entraremos em uma nova era de colaboração e simulação de designs e essas novidades são mais uma amostra do que ainda está por vir”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Os interessados podem baixar em https://www.nvidia.com/pt-br/omniverse/.

O Omniverse Enterprise, a assinatura paga para equipes profissionais, foi disponibilizada no GTC em novembro e é vendida pela rede global de parceiros da NVIDIA. O anúncio feito na CES coloca os recursos do Omniverse nas mãos de profissionais de criação individuais.

Novos recursos do Omniverse

Os novos recursos do Omniverse incluem:

  1. Omniverse Nucleus Cloud permite o compartilhamento simples de “one-click-to-collaborate” de cenas pesadas do Omniverse 3D, o que significa que os artistas podem colaborar através da sala ou globalmente sem transferir conjuntos de dados massivos. As alterações feitas pelo artista são refletidas de volta para o cliente – como trabalhar em um documento compartilhado na nuvem – mas para uma cena 3D.

  2. O novo suporte para o ecossistema Omniverse fornecido pelos principais marketplaces 3D e bibliotecas de assets digitais oferecem aos profissionais, profissionais de criação uma maneira ainda mais fácil de construir suas cenas. TurboSquid da Shutterstock, CGTrader, Sketchfab e Twinbru lançaram milhares de recursos prontos para Omniverse para profissionais de criação, todos baseados no formato Universal Scene Description (USD), e são encontrados diretamente no Omniverse Launcher Reallusion’s Actorcore, Daz3D e e-on softwares PlantCatalog que irão em breve lançar seus próprios assets prontos para Omniverse.

  3. Omniverse Machinimapara profissionais de criação de RTX que amam jogar – agora apresentando novos personagens, objetos e ambientes gratuitos de títulos de jogos líderes como Mechwarrior 5 e Shadow Warrior 3 ,mais Mount & Blade II: Bannerlord e recursos Squad na biblioteca Machinima. Os profissionais de criação podem remixar e recriar suas próprias cinemáticas de jogo com esses assets, com um simples arrastar e soltar em suas cenas.

  4. Omniverse Audio2Face, aplicativo revolucionário habilitado para IA que anima instantaneamente um rosto 3D com apenas uma faixa de áudio, agora oferece suporte a blendshape e exportação direta para o aplicativo MetaHuman Creator da Epic. Isso deixa o processo de modelagem de combinação manual para a IA, para que artistas e profissionais de criação possam passar mais tempo em seus fluxos de trabalho criativos

  5. Omniverse Audio2Face, uma aplicação revolucionária habilitada para IA que anima instantaneamente um rosto 3D com apenas uma faixa de áudio, agora oferece suporte a blendshape e exportação direta para a aplicação Epic’s MetaHuman Creator. Isso deixa o tedioso processo de modelagem de combinação manual para a IA, para que artistas e profissionais de criação possam passar mais tempo em seus fluxos de trabalho criativos.

O ecossistema Omniverse se expande

O ecossistema NVIDIA Omniverse se expande com novos Conectores Omniverse , extensões e bibliotecas de assets – criados por muitos parceiros.

Atualmente, existem 14 conectores para aplicações como Autodesk 3ds Max, Autodesk Maya e Epic Games’ Unreal Engine – com muitos mais em desenvolvimento, incluindo um Adobe Substance 3D Material Extension em breve.

Os conectores, extensões e bibliotecas de assets mais recentes do Omniverse incluem:

  1. e-on software’s VUE, uma aplicação all-in-one que permite aos usuários criarem natureza digital em 3D, de céus e nuvens volumétricas a terrenos, ecossistemas de grande escala, populações de vegetação varridas pelo vento, volume d’água, estradas e rochas – tudo com base nas regras da natureza – e inclui um conector de link ao vivo nativo do Omniverse que sincronizará todas as modificações de cena diretamente para os stages do Omniverse.

  2. e-on software’s PlantFactory, uma aplicação de vegetação que permite modelar folhagens tão pequenas quanto galhos ou tão grandes quanto sequoias gigantes a partir do zero. Ele também modela animação como vento e permite exportar assets em uma ampla variedade de formatos, incluindo um link direto da PlantFactory para a Omniverse.

  3. e-on software’s PlantCatalog, que fornece uma coleção de mais de 120 assets de vegetação prontos.

  4. Twinbru, um fornecedor de “digital twin de tecido físico” que fornece tecidos para móveis internos e externos para cortinas, cortinas e estofados, oferecendo 21.000 tecidos diferentes e 11.000 tecidos digitalizados – todos de alta qualidade e fisicamente precisos – agora integrados ao Omniverse para ajudar a otimizar a fabricação e os projetos arquitetônicos.

Os interessados podem assistir neste link a recapitulação de todos os anúncios da empresa na CES.

Os profissionais de criação podem baixar NVIDIA Omniverse gratuitamente, enviar seus trabalhos para a galeria NVIDIA Omniverse e encontrar recursos nos fóruns, Medium, Twitter, Youtube, Twitch, Instagram e servidor Discord.

Sobre a NVIDIA

A invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, estimulou o crescimento do mercado de games para PC e redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial. O trabalho pioneiro da empresa em computação acelerada e IA tem revolucionado setores de trilhões de dólares, como transporte, saúde e manufatura, enquanto incentiva o crescimento de muitos outros mercados. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

0 comentário