NVIDIA disponibiliza a versão gratuita do Omniverse para milhões de profissionais de criação e artis

Reforçada por novos recursos e ferramentas, a plataforma de simulação e colaboração de design 3D em tempo real da NVIDIA agora está disponível para os profissionais de criação do NVIDIA GeForce Studio com GPUs RTX

rojetado para ser a base que conecta mundos virtuais, o NVIDIA Omniverse agora está disponível para milhões de profissionais de criação do NVIDIA Studio que utilizam GPUs GeForce RTX e NVIDIA RTX. Em um discurso especial na CES, a NVIDIA também anuncia novos desenvolvimentos de plataforma para Omniverse Machinima e Omniverse Audio2Face, novos recursos de plataforma como Nucleus Cloud e mercados 3D, bem como atualizações de ecossistema.

Com o Omniverse, a plataforma de simulação de mundo virtual e colaboração em design 3D em tempo real da NVIDIA, artistas, designers e profissionais de criação podem usar as principais aplicações de design para criar assets e cenas 3D em laptops ou workstations.

Desde seu lançamento beta realizado há um ano, o Omniverse já foi baixado por quase 100 mil profissionais de criação que estão acelerando os fluxos de trabalho com core rendering, física e tecnologias de IA.

“Com esta tecnologia, os profissionais de criação obtêm mais do que apenas um renderizador rápido”, explica Zhelong Xu, artista digital e criador Omniverse de Xangai. “NVIDIA Omniverse e RTX oferecem aos artistas uma plataforma poderosa com possibilidades infinitas.”

Profissionais de criação como Xu são exemplos de profissionais que usarão as ferramentas da Omniverse para construir e colaborar na vasta quantidade de conteúdo necessária para a próxima geração da web. Os profissionais têm como objetivo construir mundos virtuais 3D interconectados para comércio, entretenimento, criatividade e indústria.

Os mundos ilimitados serão povoados por lojas, casas, pessoas, robôs, fábricas, museus – uma quantidade vasta de conteúdo 3D. A produção desse conteúdo é desafiadora, geralmente exigindo várias ferramentas, muitas vezes incompatíveis. O Omniverse conecta esses mundos de design 3D independentes em uma cena virtual compartilhada.

Diante do resultado de mais de 20 anos de trabalho da NVIDIA, o Omniverse traz gráficos, IA, simulação e computação escalável em uma única plataforma para aprimorar os fluxos de trabalho 3D existentes.

Com a plataforma, gratuita para usuários individuais, os profissionais de criação do GeForce RTX Studio podem conectar suas ferramentas favoritas de design 3D a uma única cena e simultaneamente criar e editar entre as aplicações.

“Nos últimos anos, a NVIDIA vem expandindo as aplicabilidades do Omniverse e trazendo diversos benefícios para diferentes áreas que necessitam de tecnologia para suas demandas. Em 2022 entraremos em uma nova era de colaboração e simulação de designs e essas novidades são mais uma amostra do que ainda está por vir”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Os interessados podem baixar em https://www.nvidia.com/pt-br/omniverse/.

O Omniverse Enterprise, a assinatura paga para equipes profissionais, foi disponibilizada no GTC em novembro e é vendida pela rede global de parceiros da NVIDIA. O anúncio feito na CES coloca os recursos do Omniverse nas mãos de profissionais de criação individuais.

Novos recursos do Omniverse

Os novos recursos do Omniverse incluem:

  1. Omniverse Nucleus Cloud permite o compartilhamento simples de “one-click-to-collaborate” de cenas pesadas do Omniverse 3D, o que significa que os artistas podem colaborar através da sala ou globalmente sem transferir conjuntos de dados massivos. As alterações feitas pelo artista são refletidas de volta para o cliente – como trabalhar em um documento compartilhado na nuvem – mas para uma cena 3D.