NFT para Fotógrafos – um projeto estratégico com grandes agências de fotografia para devolver

Iniciativa da Pix.T é apoiada pela Comissão Europeia e vai atender importantes agências de fotojornalismo com novos protocolos para a fotografia profissional

Pix.T é uma plataforma que se posiciona como o futuro da fotografia profissional. E agora ela está liderando um projeto com blockchain (e NFTs) para as agências de fotojornalismo Contrasto, CTK, NOOR, PAP e WorldCrunch. E tudo com apoio da Comissão Europeia para ajudar os fotógrafos a monetizarem e gerenciarem melhor seus trabalhos. É mais uma prova dos avanços de soluções que visam devolver o valor ao trabalhos dos profissionais e negócios ligados as mais variadas áreas. Veja o comunicado oficial da WorldCrunch no texto abaixo.

Veja também >>> NFT para Fotógrafos(as) – Curso + Comunidade exclusiva – FHOX

Um novo protocolo para a fotografia profissional

O projeto Pix.T, lançado em 2019 com o apoio do fundo DNI do Google para a imprensa, está entrando em sua próxima fase através da criação de um consórcio europeu que reúne cinco entidades de mídia líderes: NOOR e Contrasto, duas agências de fotografia documental de renome internacional; PAP e CTK, duas agências nacionais de notícias; bem como a mídia internacional de língua inglesa Worldcrunch.

Nunca a fotografia (em geral, e a fotografia da imprensa em particular) ocuparam um lugar tão proeminente em nosso cotidiano de cidadãos em movimento e informados. Ainda assim, o valor do mercado de fotografia entrou em colapso nos últimos anos, afetando severamente os fotojornalistas, enquanto notícias falsas e pirataria estão em ascensão. O projeto Pix.T tem como objetivo criar uma solução capaz de resolver esse paradoxo, colaborando com todos os atores relevantes da área: desde agências de imprensa globais e agências fotográficas até fotojornalistas autônomos, plataformas de mídia e tecnologia.

Acreditamos que o. O formato JPEG tem minado o valor das imagens, tanto em termos de economia quanto de rastreabilidade – assim como o formato .MP3 era prejudicial para o setor musical, ou o . Formato MPEG4 para os setores de cinema e vídeo, até que foram projetadas ofertas legais fáceis de usar.

A prova de conceito para a solução Pix.T já permite garantir a autenticidade das imagens, permitindo uma melhor participação na receita de sua venda, graças à sua tecnologia alimentada por blockchain. Em última análise, a Pix.T pretende se tornar o novo protocolo de transmissão para imagens profissionais!

Com o apoio da Comissão Europeia, o projeto Pix.T for News & Photojournalism agora pode continuar desenvolvendo:

  1. uma solução completa para agências de fotos e fotógrafos autônomos, permitindo que eles hospedem e monetizem seus arquivos de fotos, bem como sua produção diária em um ambiente transparente e seguro, enquanto exploram novos mercados e novas fontes de receita, como NFT e micro-pagamentos;

  2. um sistema de API para agências de notícias generalistas, permitindo que eles acessem e usem o sistema de autenticação blockchain da Pix.T e automatizem seus contratos e processos de compartilhamento de receitas com seus parceiros.

Finalmente, leitores e usuários da plataforma estarão a apenas um clique de ser capaz de rastrear a origem de uma imagem, verificar se uma foto é original ou se foi modificada, verificando quem a tirou, quando, onde, etc.

Guiado por valores de transparência e ampliação do acesso, o projeto Pix.T faz parte de uma dinâmica de conscientização em torno das questões enfrentadas pelo mundo da fotografia profissional online. Nesse espírito, a missão da Pix.T é fornecer ao ecossistema de informações online as ferramentas necessárias para restaurar e fortalecer a confiança entre os meios de comunicação e o público em geral.

Sobre

PIX. T

Pix.T é uma tecnologia apoiada por blockchain para impulsionar uma nova economia digital para fotografia profissional e narrativa visual. Reunindo os principais tecnólogos com fotojornalistas, criativos visuais, líderes internacionais do mercado de mídia e arte, a Pix.T tem como objetivo maximizar o valor do trabalho fotográfico, garantir o controle e as práticas éticas para os criadores e encontrar novas oportunidades de mercado para o setor.

CONTRASTE

Os fotógrafos que representamos, além de um contato próximo com a mídia e o mundo cultural, permitem que a Contrasto atte um papel de liderança no campo da fotografia autoral.

A rede de agências parceiras internacionais enriquece uma ampla gama de atividades: arquivos, produção e distribuição de conteúdo fotográfico de alta qualidade para jornalismo, para a indústria da moda e publicação, projetos de comunicação corporativa e publicidade para empresas e instituições.

https://www.contrasto.it/

CTK

A Agência de Notícias Tcheca é uma corporação pública estabelecida por lei.