Na Estação São Paulo-Morumbi, Biblioteca do Olhar apresenta fotografias feitas por jovens em situaçã

Mostra na ViaQuatro em parceria com a ONG ImagemMagica procura despertar a autoestima dos participantes

A ViaQuatro, em parceria com a ONG ImageMagica, apresenta aos passageiros o trabalho realizado por integrantes do projeto Biblioteca do Olhar. A mostra pode ser vista até o final de julho na Estação São Paulo-Morumbi.

Como diferencial, a exposição conta com um totem tátil com QRCode contendo a descrição narrada das imagens.

A exposição é o resultado de um projeto da organização, que tem como objetivo realizar atividades culturais para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, buscam despertar sua autoestima, reconhecendo seu potencial e capacidade de enfrentar desafios pessoais e profissionais dentro da sua realidade. Isso acontece a partir da leitura, interpretação e produção de imagens, estimulando a alfabetização visual, pensamento crítico e formação cultural.

Em uma das atividades, os participantes recebem um kit de imagens para a construção da sua própria história, realizando uma curadoria das fotos e material fornecido. Isso possibilita intervenções artísticas, recortes, colagens e ressignificação das imagens para compor diversas histórias sobre um determinado tema.

“As fotografias apontam com sensibilidade para questões importantes da nossa sociedade, que instigam à reflexão, proposta que vai ao encontro do nosso conceito de mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Serviço:

Exposição — Projeto Biblioteca do Olhar — Linha 4-Amarela

Estação São Paulo-Morumbi — até 31 de julho

Sobre ONG ImageMagica:

Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: IMM

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.