“Não pense, apenas fotografe”: entenda o que é a prática da lomografia e quais são suas regras

A prática da Lomografia permite testar a criatividade

Em tempos de smartphones e câmeras fotográficas cada vez mais potentes, falar de fotografia analógica pode parecer algo estranho, mas não é. Existe um movimento de retomada dessa prática tão antiga, que une fotógrafos profissionais e novos entusiastas. A Lomografia é um estilo de fotografia feito com máquinas fotográficas analógicas, chamadas de Lomo, surgidas na década de 80.

A prática da Lomografia permite testar a criatividade, deixando o aspecto técnico um pouco de lado e priorizando um olhar mais artístico. Os chamados “lomógrafos” incorporam técnicas tais como a distorção, a desfocagem e exposições múltiplas. O curioso é que, na fotografia tradicional, todos esses métodos são mal vistos. O resultado são fotos únicas, “fora do padrão”.

Os lomógrafos seguem a filosofia “Não pense, apenas fotografe”, que lhes permite tirar fotografias únicas e interessantes, de ângulos pouco usuais e em diferentes condições de iluminação. Além disso, as câmeras Lomo tem uma sensibilidade maior à luz, por conta da longa exposição. O resultado são fotografias com cores vibrantes e saturadas, talvez a característica mais marcante desse estilo fotográfico. O sucesso é tamanho que o efeito Lomo pode ser usado até em filtros para o aplicativo Instagram.

Há vários tipos de câmeras Lomo, as mais populares são a Diana F+ e a Holga 135. Essas câmeras, assim como as demais da linha Lomo, são modelos simples e baratos, feitos de plástico, inclusive as lentes. Parecem até brinquedos. O investimento, em comparação com câmeras profissionais, é muito menor. O preço inicial de uma dessas fica, em média, em R$3 mil reais, fora os demais equipamentos. Às vezes, é preciso recorrer a um empréstimo ou a um melhor investimento de renda fixa para conseguir arcar com os custos.

A Lomografia é democrática, podendo ser praticada por qualquer pessoa com uma câmera Lomo.

Os 10 princípios da Lomografia são:

1. Leve a sua câmera para todo lugar.

2. Use-a a qualquer hora, dia ou noite.

3. A lomografia não é uma interferência na sua vida, mas sim parte dela.

4. Tente fotografar a partir da altura do quadril.

5. Chegue o mais perto possível do objeto fotografado.

6. Não pense.

7. Seja rápido.

8. Não é preciso saber de antemão o que se capturou no filme.

9. Depois, também não é preciso saber.

10. Não se preocupe com nenhuma regra!

#fotógrafo #fotografia #marketingparafotógrafos #mercadofotográfico #instagram

0 comentário