MyHeritage agora transforma fotos antigas em vídeos (com voz) usando inteligência artificial

O site MyHeritage é uma plataforma de inteligência artificial que ajuda as pessoas a se conectarem com seus antepassados. Nos últimos anos, a empresa investiu em tecnologias que animam fotos antigas e isso causou bastante furor. Agora a marca inova mais uma vez, só que em uma nova fase que também envolvem vídeos com voz inclusive. Batizado de LiveStory, o programa transforma retratos antigos em biografias completas com áudio.

O LiveStory produzirá automaticamente um vídeo animado do ancestral de um usuário contando sua história de vida, mostrando fotos e detalhes de sua vida em uma narrativa que é contada por um retrato falante da pessoa” disse a empresa em uma entrevista recente para portais de notícias. A tecnologia foi desenvolvida pela D-ID, uma startup focada em fazer reencenações de vídeo através do deep learning.


O recurso é uma extensão do popular Deep Nostalgia, o aplicativo do MyHeritage que retrata os rostos dos ancestrais em retratos animados.

LiveStory pode criar biografias em vídeo em 31 idiomas, além de dialetos. Fotos, a narrativa e a voz também podem ser totalmente personalizadas. Para evitar deepfakes maliciosos, MyHeritage só permitirá fotos de parentes mortos, ou se o sujeito ainda estiver vivo, consentir esse uso.

Mini-filmes são gerados a partir da árvore genealógica do usuário no MyHeritage, ou por um upload manual de retratos. Em seguida, a conversão texto-a-fala dá ao vídeo uma narração, e a tecnologia de reencenação move as características faciais da figura de tal forma que o script dado é sincronizado com o efeito convincente. Os usuários podem então baixar os resultados e compartilhá-los.

LiveStory leva a contação de histórias para o próximo nível… Nosso uso da IA para dar vida nova a fotos históricas é único e está ajudando milhões de pessoas a cultivar uma conexão emocional renovada com seus ancestrais e entes queridos falecidos”, diz o fundador e CEO da MyHeritage, Gilad Japhet. “Genealogia é contar e preservar nossas histórias familiares. Continuamos mostrando ao mundo como a genealogia pode ser divertida e convincente.”

#fotografia #fotógrafo #inteligênciaarticial #mercadofotográfico