Melhorar a qualidade das fotos é importante para vender mais nos brechós

Uma foto bem feita pode aumentar o poder de venda de uma loja, digital ou não, em até 90%

Cada vez mais, apostamos nas redes sociais para alavancar as nossas vendas. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é como a foto utilizada para oferecer o produto ao cliente pode impactar diretamente na venda. Uma foto bem feita pode aumentar o poder de venda de uma loja, digital ou não, em até 90%. Então, se você se dedica muito na sua empresa, mas, mesmo assim, as suas vendas continuam baixas, talvez você esteja errando na hora de demonstrar o seu produto.

De repente, os erros cometidos são básicos, seja na iluminação que não é adequada, na monotonia do feed ou da falta de composição adequada. Existem muitos erros que cometemos quando somos iniciantes no negócio; por isso, aqui vão algumas dicas para melhorar cada vez mais as fotografias e aumentar as vendas no seu brechó.

Como melhorar as fotos para vender mais?

É importante enfatizar que você não precisa investir em equipamentos de última geração para tirar boas fotos. Se você não possui uma câmera profissional, pode usar o seu celular. Dentre os equipamentos indispensáveis está um tripé e alguns elementos decorativos para dar vida a sua foto, como livros, óculos, chapéus, garrafinhas de água, dentre vários outros que você preferir.

Iluminação. Escolha locais com iluminação adequada para realizar as suas fotos. Quanto mais luz natural, melhor; prefira fotografar os seus produtos pela manhã. Você pode até mesmo estabelecer um horário fixo.

Roupas no corpo. Fotos com roupa no corpo de alguém são as que mais demonstram confiança ao seu cliente. Você pode contratar um modelo profissional, mas também pode chamar uma amiga ou parente, ou você mesma pode ser a sua própria modelo. Não esqueça de observar a expressão facial de quem está sendo fotografado, que deve demonstrar satisfação ou felicidade.

Fotos flat lay. Sabe aquelas fotos que as pessoas tiram no tapete ou em um lençol, normalmente com um look completo e alguns objetos de decoração? Elas são o estilo flat lay. Essa é uma das fotos que mais vendem, pois são mais completas. Mas, cuidado com o enquadramento e busque sempre referências de como montar uma composição bem legal.

Composição. Tenha muita atenção na composição da sua foto. Não use elementos decorativos muito chamativos para não desviar o foco do seu produto. O fundo também tem que ser clean e não necessita ser branco, porém, tem que destacar a roupa em demonstração.

Invista em cursos de edição e fotografia. Caso você não possa contratar um profissional para fotografar o seu produto, que tal aprender um pouco mais sobre ISO, abertura de lente, iluminação, foco? São elementos básicos que podem deixar as suas fotos muito profissionais. Além disso, aprender a editar e corrigir algumas fotos é essencial. Existem vários sites e aplicativos gratuitos na internet.

Agora que você já sabe quais as melhores técnicas e posicionamento das imagens, você pode variar o seu feed ou e-commerce com as novas fotos para não virar um ambiente monótono. Alterne os tipos de fotos e busque sempre referências para melhorar cada vez mais.

Por fim, capriche na finalização das suas vendas. Demonstrar carinho a quem compra o seu produto pode fidelizar aquele cliente; assim, invista em embalagens que demonstre quem você é e o que a sua loja representa. Podem ser sacolas recicladas, ecobags personalizadas, envelopes de papel, entre várias outras opções. Embalagens ecologicamente corretas combinam muito com a personalidade dos brechós.

#fotografia #fotógrafo