MAS DO NADA QUE HOJE SOU

MAS DO NADA QUE HOJE SOU

Este é o silêncio Onde me recolho e sinto só Este é o tempo parado como um nó Este és tu e eu, e nada mais Vozes soltas, medo e espera Este é o mês da liberdade Este és tu na primavera Nasci e vou morrendo devagar Mas do nada que hoje sou Apenas tu e eu a navegar Ai sonho triste e demorado Ai pranto meu amargurado Quando Abril nasceu foi desejado Queimado, mas vivo e forte E muito amado.

Texto por Paulo Valentim 19 de Abril de 2020

MAS DO NADA QUE HOJE SOU é um projeto desenvolvido em Paços de Arcos, uma localidade que fica nos arredores de Lisboa em Portugal, pelo fotógrafo Bruno Saavedra, durante os meses de Março, Abril e Maio de 2020, no período de isolamento causado pelo Covid-19.

Bruno Saavedra é um fotógrafo e artista visual luso-brasileiro. Nasceu em 1987 na cidade de Itamaraju-Bahia no Brasil. Reside em Portugal desde 2004.

Aos oito anos se apaixonou pela fotografia, indiretamente influenciado pela sua avó materna, que passava os serões a lhe mostrar negativos, monóculos e fotografias antigas de família.

A fotografia de Bruno Saavedra vai além do documental, conceptual ou até mesmo autoral. É algo quase subliminar, com muita verdade, sentimento e respeito pelo que se fotografa. Com o passar dos anos, nota-se a sua obsessão por documentar a coisas simples da vida. A identidade, intimidade, questões culturais, sociais e a memória coletiva são, por isso alguns dos principais temas dos seus trabalhos.

Bruno Saavedra viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde trabalhou em diversas atividades artísticas de animação sociocultural na Casa de Portugal em Macau e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens.

De regresso a Lisboa, concluiu o curso de maquilhagem da Lisboa Make-Up School – 2014 e deu continuidade nos estudos fotográficos na Restart- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (2015/2016). Fez o workshop Food Photography com o fotógrafo Jorge Simão (2016) e o 5o Workshop Narrativas Fotográficas do Intendente com a fotógrafa Pauliana Valente Pimentel (2016/2017).

Frequentou o curso avançado de fotográfia da Ar.Co (2018/2019).

Com vários livros lançados, desde 2015 expõe com regularidade o seu trabalho.

Trabalha como fotógrafo free-lancer.

Instagram: @brunosaavedra.photo

Site: www.brunosaavedra.photo

#fotografiaautoral

0 comentário