Imágicas Galeria abre exposição da fotógrafa Helena Rios

A Imágicas Galeria recebe, a partir de 30 de abril, próximo sábado, a primeira exposição individual da fotógrafa Helena Rios, Rios em Flor. Na ocasião, será lançado o livro de mesmo nome. O trabalho traz imagens de pequena dimensão, em preto e branco, feitas durante pouco mais de uma década. As ampliações em silverprint são de Rosangela Andrade.

Na contramão de uma arte – e da vida – baseada em excessos, o trabalho de Helena Rios é feito de sutilezas, de imagens constituídas apenas por aquilo que é essencial, de contrastes suaves, de imagens pequenas que convocam o olhar próximo e íntimo.

Nas fotografias de Rios em Flor, nada é o que, em um primeiro momento, parece ser. Seus elementos – as figuras, as pessoas, as paisagens –, da maneira como são apresentados pela fotógrafa, nos convidam a buscar aquilo que se encobre, aquilo que está além deles, aquilo que eles representam. Logo no início do trabalho, uma flor intacta, cercada de neve, está lá para que olhemos através dela. Está lá como uma janela, uma fenda, que se abre e nos fala sobre suspensão do tempo, sobre espera, sobre resistência, sobre a presença simultânea da vida e da morte.

HR_0517 001

Nas palavras da própria autora: “O deslocamento da realidade é um fator importante. Entendo a fotografia como um poema visual. Gosto muito da distinção que o Octavio Paz faz entre poesia e poema. Ele diz que ‘o poema é um organismo verbal que contém, suscita ou emite poesia. Ele é o encontro entre o homem e a poesia, já que é por meio do poema que a poesia ganha forma’. Se pensarmos na nossa linguagem – a fotografia –, podemos, então, classificá-la como uma expressão visual da poesia, ou seja, como um poema visual. Na poesia escrita, o sentido das palavras é deslocado para ganhar nova potência. Nessa fotografia-poema, precisamos, também, do deslocamento da realidade para alcançar novos significados”.

Toda a venda de exemplares do livro Rios em Flor na Imágicas Galeria será revertida para a ONG Feito Formiguinhas, organização de ajuda à população em situação de vulnerabilidade. O valor de cada exemplar equivale ao de uma cesta básica + itens de higiene.

Ficha técnica

Fotografias: Helena Rios – @helena.g.rios | www.helenarios.com | helena.g.rios@gmail.com

Edição: Helena Rios e Marcelo Greco

Ampliações: Rosangela Andrade

Molduras: Maria Luiza Gagliardi

Comunicação: João Freddi

Serviço:

Exposição Rios em Flor, da fotógrafa Helena Rios Imágicas Galeria(Rua Capote Valente, 703, Pinheiros, São Paulo) Abertura da exposição: Dia 30/4/2022, sábado, das 11h às 15h Visitação: Segundas às sexta-feiras, das 14h às 19h

#fotografia