Fotos Incríveis Seguindo 1 Passo Poderoso

Olá, tudo bem com você? Aqui é o Ricardo Polesso.

E se eu te falar que o segredo por trás de quase toda foto sensacional que você vê por aí pode se resumir em um simples passo? Não tem mistério, nem mágica e você poderá ver com seus próprios olhos aqui. Depois desta matéria você terá também plenas condições de garantir fotos muito melhores já no seu próximo click.

Permita-me demonstrar o efeito prático desta dica:

image8.jpg

Foto: Ricardo Polesso

Na esquerda, uma fotografia sem aplicar a técnica, mais de longe, com vários elementos presentes e sem um foco específico. Já na direita, a versão aplicando a técnica. Repare que ambas retratam exatamente o mesmo lugar, momento e situação, porém, existe uma mudança crucial entre elas fazendo com que uma seja mais marcante que a outra. Você conseguiu notar como a foto da direita tem mais impacto? Já veremos como isso funciona, mas primeiro, 2 outros exemplos:

image9.jpg

Como no caso anterior, na esquerda a versão sem a técnica e na direita, com a técnica. Novamente, um mesmo lugar rendendo fotos bastante diferentes do mesmo momento.

Tanto na primeira situação com as tulipas, quanto na do amanhecer, talvez você tenha notado que a principal mudança parece ser o enquadramento usado, não é? O ângulo fotografado. Isso fez com que houvesse o direcionamento da atenção para um ponto principal da cena.

É muito importante entendermos que uma fotografia verdadeiramente sensacional começa antes mesmo de você colocar as mãos na câmera/celular e acaba também muito após a captura das fotos. Chamamos isso de processo fotográfico e nesta matéria falarei sobre um dos passos mais importantes dele: a composição fotográfica ou enquadramento. Este é um momento crucial no processo onde você pode garantir uma fotografia que se destaque de verdade. Para fazer isso, existem padrões harmônicos que comprovadamente funcionam e podem ser bastante simples de se aplicar. Inclusive, você já se perguntou por que existe esse quadriculado na sua câmera e celular? Agora você sabe. É justamente para auxiliar o uso destas técnicas e padrões de enquadramento. Padrões estes que funcionam não só na fotografia, na arte como um todo, mas vão muito além. Por exemplo, a famosa Proporção Áurea, que é uma constante numérica (Phi) aplicada há vários séculos em fórmulas matemáticas, pinturas, arquitetura, astronomia, estudos sobre o cosmos, natureza, dentre outros. Já na fotografia, existem 3 principais formas de se usar essa poderosa proporção.

image6.jpg
image5.jpg
image7.jpg

Você pode posicionar sob alguma das linhas ou pontos de intersecção das linhas aquilo que for o foco principal da sua fotografia: </