Fotografia: saiba o que você deve priorizar para começar a editar suas fotos

Treine as suas habilidades em um programa de edição; quanto mais treinar, mais familiarizado ficará com o programa, e terá fotos mais profissionais como resultado

A fotografia se tornou essencial para todos, seja para uso profissional ou amador, para postar nas redes pessoais ou aprimorar as vendas online. No entanto, para apresentar imagens de alta qualidade, é importante não apenas investir em equipamentos de captura de qualidade, como celulares e câmeras profissionais, mas saber alguns conceitos básicos de edição de fotos, para além dos tradicionais disponíveis em algumas redes sociais. Assim, aqui vão algumas dicas do que você deve priorizar para começar a editar as suas fotografias.

Avalie a imagem como um todo

Mesmo os grandes profissionais precisam fazer ajustes em suas fotografias, e o primeiro passo é avaliar a imagem como um todo e perceber o que precisa ser ajustado na imagem. Algum objeto ou pessoa que não devia estar ali? Cores ou manchas indevidas? O tom de cor estourou? Como está o corte da imagem? Avalie a foto para saber o que precisa ser feito. Algumas imagens precisam de pequenos ajustes e outras, de algo mais trabalhoso.

Ajuste de brilho e contraste

Muitas pessoas conseguem uma foto quase perfeita apenas ajustando o brilho e o contraste na imagem, e é importante saber os efeitos de cada um desses componentes. Por exemplo, uma foto com mais brilho é mais alegre e calorosa, enquanto uma imagem com menos brilho pode ser mais dramática. Você quer uma foto mais poética ou mais marcante? Teste vários conceitos para uma mesma foto.

Recorte e camadas

Fazer um recorte é algo muito básico nas imagens que vão para redes sociais ou para o marketplace, todavia é possível trabalhar com camadas de edição. Quando se trabalha com camadas em programas de edição, é possível remover ou acrescentar objetos na imagem, ou, ainda, transformar a imagem em escala de cinza e deixar apenas uma cor em destaque.

Treine em programas de edição profissionais

Existem diversos programas de edição de imagens disponíveis na internet para computador ou celular – alguns pagos e outros gratuitos. Caso você utilize as fotos para trabalho, é indicado utilizar algum programa de edição de fotos mais profissional, que normalmente só pode ser utilizado em computadores, o que exige mais dedicação do processador e de memória RAM, então é bom investir em um melhor notebook custo-benefício. Pesquise e passe um tempo treinando as suas habilidades. Quanto mais treinar, mais familiarizado ficará com o programa, e terá fotos mais profissionais como resultado em seu portfólio.

#fotografia