Fotografia: mercado de trabalho para fotógrafos reaquece após a pandemia

Profissionais da área estão sendo procurados para registrar eventos e produtos para campanhas

O mercado fotográfico foi fortemente impactado com a pandemia do novo coronavírus no ano de 2020. Com o retorno dos eventos recentemente, em decorrência do avanço da vacinação contra a doença, o mercado vem crescendo exponencialmente e espera-se que a retomada do setor seja alcançada nos próximos meses, no primeiro semestre de 2022. Com a procura pelos profissionais em alta, confira quais são as atuações mais requeridas nesse cenário de retorno no mercado fotográfico.

De acordo com dados divulgados pelo G1, o número de pessoas imunizadas no Brasil já bateu a marca de 64% da população com ambas as doses da vacina ou vacina de dose única. Já a taxa de vacinação de pessoas com apenas uma dose da vacina já atingiu 74%. Nesse cenário de queda de casos e número de óbitos, o país já liberou o retorno de eventos, o que pode aumentar a procura por esses profissionais.

Durante a pandemia, diversas pessoas tiveram de adiar eventos, como os casamentos. Com a diminuição nos casos diários, as pessoas estão novamente se sentindo confortáveis e retomando seus planos. O setor de casamentos, por exemplo, tem crescido nos últimos meses e tem tendência para continuar em alta, com possível corrida para alugar igrejas e salões de festa, assim como contratar os serviços de um fotógrafo profissional para cobrir as cerimônias.

Outro tipo de evento que terá forte procura nos meses que se aproximam são as formaturas. As escolas já retornaram suas atividades, através das aulas online, e, com o fim do ano letivo e a liberação dos eventos com maior capacidade de público, estima-se que os bailes de formatura tenham um reaquecimento, aumentando a procura pelos fotógrafos para registrar as celebrações.

(Créditos: iStock)

Além da procura dos profissionais para realizar os registros fotográficos de eventos, um segmento que tem tido alta procura é o das fotografias newborn e pet. Os ensaios com bebês e gestantes são cada vez mais populares, mas ainda é necessário manter todos os cuidados para protegê-los durante as sessões.

Nunca é tarde demais para aqueles que desejam se aprofundar no mercado e se especializar em algum segmento. Existe uma enorme quantidade de cursos online para se preparar e entender as melhores técnicas de fotografia para cada ocasião, entender sobre iluminação, edição e até mesmo curadoria para montar exposições em museus e galerias de arte, que também retomaram suas atividades.

Mais uma possibilidade é a fotografia de produtos. Com a pandemia, o e-commerce no Brasil teve um grande crescimento e vai continuar fazendo parte da vida de milhões de cidadãos. As plataformas de comércio digital irão continuar a investir em campanhas de marketing voltadas para a internet; portanto, os fotógrafos podem se dedicar a esse ramo do mercado de trabalho para clicar as mercadorias para publicidade e venda de artigos variados.

#fotografia #Fotografiaprofissional #fotógrafo #mercadofotográfico

0 comentário