Fotografia corporativa: como destacar a sua imagem profissional

O objetivo principal desse tipo de fotografia é ajudar quem está em busca de um emprego ou gerencia um negócio a apresentar-se com profissionalismo 

Quanto mais profissionais nos apresentamos ao mercado corporativo, mais credibilidade transmitimos aos nossos empregadores e clientes. Do alto ao baixo escalão de uma empresa, manter uma imagem que reflita o seu perfil profissional pode fazer toda a diferença, principalmente no cenário atual que estamos vivendo, em meio a tantas lives e reuniões por videoconferência e o intenso uso das redes sociais.

O princípio para a fotografia corporativa é o mesmo que pensamos quando vamos a uma reunião ou entrevista de emprego presencialmente: a preocupação com qual é a imagem profissional que você está passando ao seu futuro empregador ou ao seu cliente. Ninguém vai a uma entrevista de emprego ou fechar algum negócio desarrumado ou usando roupas de praia. Portanto, cuidar da sua imagem profissional nos meios digitais é tão importante quanto a sua imagem presencial.

Não importa o ramo do seu negócio ou a sua especialidade, se você procura um emprego técnico ou vai fechar um negócio de milhões, a sua imagem corporativa deve representar o seu perfil profissional. Fotografias ruins e escuras, sem muita qualidade, atualmente, podem demonstrar desorganização, deszelo e descredibilizar a sua capacidade profissional. Portanto, apostar em boas fotografias empresariais é uma das formas de atrair a atenção para você e seu negócio.

O objetivo principal desse tipo de fotografia é ajudar quem está em busca de vagas de emprego ou gerencia um negócio a apresentar-se com profissionalismo. É, ainda, uma forma de se destacar em meio à concorrência, demonstrar confiança, autoestima e sucesso. Assim, veja algumas dicas de como realizar um ensaio fotográfico de sucesso nesse estilo:

1. Contrate fotógrafos profissionais: mesmo que os celulares atuais tirem fotos quase perfeitas, buscar um profissional para realizar em ensaio fotográfico corporativo é essencial para quem quer demonstrar fotos empoderadas e objetivas. Isso porque o fotógrafo vai saber orientar o seu perfil para uma imagem mais profissional.

2. Nem séria nem sóbria demais: não é porque a foto tem o objetivo de ser utilizada no meio empresarial que você deve estar tão sério ou só utilizando roupas cinzas. Sorrir e colocar um pouco de cor que combine com o seu estilo pessoal é essencial para manter a sua marca pessoal ou o seu personal branding. Você pode ser uma pessoa alegre e ainda assim profissional. Só tome cuidado para não exagerar nas cores e também para não transmitir a imagem de uma pessoa que você não é na vida real

3. Tenha em mente o seu nicho: considerar o nicho é diferente do branding pessoal. A fotografia corporativa deve transmitir profissionalismo e credibilidade, mas também deve refletir o seu nicho de atuação. Não adianta se apresentar com terno e gravata o tempo todo se o seu nicho pede uma roupa mais leve, ou vice-versa, para empresas que prezam pela sobriedade. Por via das dúvidas, faça fotos em vários estilos.

#fotografia