Fotografia Blue Hour: entenda como capturar cenas durante o horário azul

Derivada do espanhol “la hora azul” e do francês “l´heure bleue”, a Hora Azul é o período logo antes do nascer e do pôr do sol

Apesar do nome “Hora Azul”, o tempo dessa iluminação no céu geralmente não passa de 30 minutos e é uma oportunidade ótima para os fotógrafos estenderem a sessão de fotos da “Hora de Ouro” ou “Hora Dourada” – termo usado para descrever o período logo depois que o sol nasce ou antes dele se pôr. Portanto, na próxima vez que pegar uma trilha para capturar uma hora de ouro, não guarde o equipamento quando o sol sair do horizonte e capture outro momento mágico!

A Hora Azul é o momento ideal para fotógrafos que querem fazer experimentos com seus aparelhos e tirar uma série de fotos de uma só vez. Durante esse corte de tempo, a luz é bem suave e muda de minuto a minuto. Com uma boa preparação e um pouco de paciência, as fotos atmosféricas em tons de azul escuro e com temperatura de cor fria serão de tirar o fôlego de qualquer um.

Outra característica da Hora Azul é que, além de não chegar a uma hora completa em alguns pontos, pode adquirir tons amarelos, rosados ou alaranjados, fazendo com que os cliques fiquem ainda mais interessantes.

Além de gerar lindas fotos, esse período não exige uma técnica muito detalhada, porque não é preciso se preocupar com excessos de luz ou sombras no tratamento de imagens. As paisagens, especialmente em altitude, são as que mais costumam funcionar durante essa hora mágica, já que a luz suave cria um efeito etéreo no cenário retratado.

Agora que você já sabe o que é a Hora Azul, se prepare para registrar esse período mágico.

Guia para uma boa fotografia

Como dito anteriormente, o cenário ideal para registrar esse fenômeno são paisagens, por isso é essencial procurar um local com uma boa visualização do horizonte. Não esqueça de se preparar bem para essa caminhada, colocando um tênis confortável, como um nike air force, levar uma água e também de verificar a hora do nascer e do pôr do sol, que dependem da localização geográfica.

Chegue ao local com antecedência, para ter tempo suficiente na hora de preparar os equipamentos. Coloque a câmera em um tripé com boa estabilidade e ajuste a imagem usando a linha do horizonte como pano de fundo.

Para uma fotografia ainda mais nítida, use um controle remoto ou o temporizador da câmera. A pressão para acionar o botão do obturador causa uma pequena vibração que pode deixar a imagem tremida.

#fotógrafo #fotografia #marketingparafotógrafos #mercadofotográfico #instagram