Fotógrafo Claudio Edinger apresenta Quarentena – O isolamento social na pandemia

Exposição em cartaz na Galeria Lume até o dia 07 de maio reflete nova fase de Edinger

A Galeria Lume apresenta até o dia 7 de maio a mostra Quarentena — O isolamento social na pandemia, do fotógrafo Claudio Edinger. Também são exibidas fotografias inéditas de Machina Mundi, com vistas aéreas de diversas cidades ao redor do globo. O texto curatorial é de Marcello Dantas.

Crédito: Claudio Edinger

Ao longo da última década, Edinger, que tem se dedicado especialmente às grandes escalas e ao registro de vistas aéreas e monumentais, parece querer retomar, pouco a pouco, a proximidade com os personagens retratados. Guarda ainda um distanciamento considerável, marcado pela medida focal de seu drone, mas que reflete também o hiato gerado pela própria pandemia.

Crédito: Claudio Edinger

Sob suas lentes, agora estão sujeitos anônimos, artistas e profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação, uns sozinhos, outros na companhia de familiares, todos posando em um ambiente ou junto a objetos que, mesmo que discretamente, revelam algo sobre o sujeito ali fotografado. O arquiteto Eduardo Longo é um dos personagens retratados pelo fotógrafo.

Crédito: Claudio Edinger

“Ser capaz de fotografar o vazio de cada um me parece um engajamento ambicioso. A fotografia sempre valoriza capturar o momento da ação em sua plenitude. Edinger, buscou retratar o contrário, a não-ação, o tédio, a espera, a contemplação infinita do tempo respeitando cada entorno como o contexto que os protege e identifica”, afirma Marcello Dantas, que também foi retratado pelo fotógrafo nessa nova fase.

Sobre Claudio Edinger

Carioca, Claudio Edinger hoje vive e trabalha em São Paulo. Começou a fotografar no início dos anos 70, enquanto ainda estudava Economia. Em 1975, teve sua primeira exposição individual no MASP, com fotografias do prédio Martinelli de São Paulo. No ano seguinte, mudou-se para Nova York, onde morou até 1996.

O fotógrafo tem seu trabalho publicado nas mais importantes revistas do mundo, entre as quais The New York Times Magazine, Vanity Fair, Time, Paris Match e Newsweek. Suas obras já foram exibidas em espaços de renome, tais como ICP, de Nova York; Pompidou, em Paris; Photographer’s Gallery, em Londres; Higashikawa Photo Fest, Japão; e Museu de Arte de São Paulo, na capital paulista. Atualmente, seu trabalho integra várias coleções particulares e públicas.

Sobre Galeria Lume

A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.

A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e em