Fernanda Toigo: talento sensível e versátil na fotografia

A fotógrafa que atua em São Paulo mescla sensibilidade e estilo apurado na fotografia de família, casamentos e retratos

Meu contato com o trabalho de Fernanda Toigo ocorreu em um dos convites para participar do Alfabetismo Visual de Roberta Tavares. Ao ver a criação da fotógrafa (um autorretrato impactante) fiquei curioso para conhecer mais do que ela criava na fotografia. A versatilidade da fotógrafa é evidente, dos casamentos à fotografia de família e também passando pelos retratos. Ela me disse que a maternidade fez com que ela tivesse uma visão distinta e mais apurada para retratar mães e tudo o que envolve esse universo. Ao mesmo tempo, ela investe na busca constante de autoria e uma identidade própria. Uma combinação interessante. Fernanda Toigo (@fernandatoigofoto) • Fotos e vídeos do Instagram

Fernanda Toigo e seu autorretrato que foi destaque na última edição do Alfazine do Alfabetismo Visual

Fernanda contou um pouco de sua história e de como vê seu trabalho na fotografia. Aproveite a leitura. 

FHOX – Como entrou na fotografia?

Fernanda Toigo – A fotografia sempre esteve em mim. Desde que me lembro de ser gente, adoro fotografar e ver fotografias. Inicialmente pegando as máquinas da família, até que no meu aniversário de 15 anos ganhei uma Canon de meus pais que preservo até hoje. Para mim, na época era o máximo, e eu fotografava tudo, até as sombras, afinal, a máquina era só minha. 

Depois fui estudar comunicação na Faculdade de Belas Artes, onde me formei e logo tive a oportunidade de trabalhar em algumas das maiores agências de São Paulo como Art Buyer, me possibilitando estar em contato direto com grandes profissionais de fotografia e cinema, o que me enriqueceu muito.

Mas, profissionalmente, minha carreira começou em 2014 quando uma vizinha do condomínio me pediu para fazer fotos da filha dela. Bom, aí veio a amiga da vizinha, a prima da amiga da vizinha e, de repente todos os meus fins de semana começaram a ficar ocupados. Concomitantemente começaram a vir pedidos para ensaios, casamentos, eventos e assim assumi o lado profissional da Fernanda Toigo fotógrafa!

FHOX – Como define seu estilo?

Fernanda Toigo – A minha fotografia é próxima-emocional e fisicamente. Eu preciso estar perto para ver o brilho nos olhos de uma mãe quando olha para o seu filho. Para cada vez que ela sente que todas as noites difíceis antes de chegar até ali valeram a pena. A vida é intensa e eu sou intensa porque me sinto junto com os meus fotografados. Cada sonho de maternidade realizado é também o meu. Executo meus trabalhos nos conceitos de lifestyle e de documental, explorando ao máximo a naturalidade e o ineditismo de cada momento.