Essa nova tecnologia do Google melhora imagens em baixa resolução de forma surpreendente

Usando inteligência artificial, sistema aprimora fotos em arquivos muito pequenos tornando as imagens muito nítidas

O Google não para de investir em avanços para a área de imagens. A novidade que está bombando em sites de tecnologia daqui e de fora é um sistema de aprimoramento fotográfico poderoso. Basicamente ele transforma imagens minúsculas com 64 pixels (por exemplo) em fotos com super resolução. Como o Google faz isso? A equipe do Google Brain faz isso de forma intrigante. A inteligência artificial aparentemente reduz a qualidade de uma foto antes de adicionar ajustes.

Um reparo seletivo que primeiro limpa o ruído em uma etapa batizada de super-resolução e na sequência vai fazendo isso em refinamentos repetidos até chegar a um resultado quatro vezes maior em relação ao arquivo original. A segunda etapa envolve um processo aumenta essa foto já melhorada tornando ela ainda maior e tudo é feito com um “aumento de condicionamento” possível com inteligência artificial. De novo, o sistema faz isso mais de uma vez. Segundo o Google essa IA obteve resultados melhores com fotos de rosto. Na prática uma foto com 64 x 64 pixels se torna um arquivo bem melhor e com 1024 x 1024 pixels. Qual o uso imediato? Para recuperar fotos antigas e melhorar imagens médicas por exemplo. Certamente o Google deve usar esse recurso em seus produtos, caso do Google Photos.


É só mais uma notícia que comprova o quanto a inteligência artificial parece não ter limites quando o assunto é fotografia.

#fotografia #fotógrafo #InteligênciaArtificial

0 comentário