Entenda como fazer a técnica de longa duração com a qual Lalo de Almeida foi premiado no “Osca

A técnica pode ser realizada usando a maioria das câmeras digitais e os smartphones mais novos

O fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida foi um dos grandes premiados do World Press Photo (WPP), considerado o “Oscar da Fotografia”. A sua série, intitulada de “Distopia Amazônica”, foi a grande vencedora da categoria de ‘Longa Duração’, tanto na fase regional quanto na fase mundial da premiação. Atualmente, o fotojornalista é contratado pelo jornal Folha de São Paulo, onde suas fotografias são divulgadas de forma recorrente.

Lalo começou a fotografar para a série em 2012 e só terminou no ano passado. Ao todo, 30 fotografias mostram o desmatamento ininterrupto da Floresta Amazônica, em consequência da mineração e da exploração dos recursos naturais. A maior parte do trabalho foi divulgada na Folha, na série de reportagens chamada “Amazônia sob Bolsonaro”.

Na fotografia de longa duração (ou exposição), categoria que premiou o trabalho de Lalo, o obturador da câmera fica aberto durante um período longo de tempo. Assim, em vez de capturar uma imagem em uma fração de segundo, você aciona o botão do obturador e espera – geralmente, por minutos ou até horas – até que a exposição termine.

Para entender essa técnica, é essencial entender as configurações básicas da sua câmera, especialmente a velocidade do obturador. Esta é a quantidade de tempo que o obturador fica aberto. Esse período é medido em segundos ou frações de segundos. A câmera registra tudo o que se move dentro de um quadro, desde que o obturador esteja aberto, razão pela qual a água parece borrada, quando fotografamos uma cachoeira, ou os carros deixam rastros de luz, quando fotografamos uma estrada.

A técnica de fotografia de longa duração pode ser realizada usando a maioria das câmeras digitais (ou mesmo os smartphones mais novos). O principal requisito é que ele tenha a possibilidade de ajustar manualmente as configurações da câmera, como ISO, abertura e velocidade do obturador.

No começo, pode ser um pouco complicado manusear a câmera e conseguir os resultados esperados, mas não desanime. Saia para fotografar como uma forma de treinamento. Não se esqueça de levar todo o equipamento necessário, use uma roupa confortável, como uma calça jogger, e esteja pronto para apertar o botão do obturador.

A fotografia de longa duração é uma ótima maneira de capturar imagens interessantes e únicas, mas requer um pouco mais de habilidade do que a fotografia “normal”, e quaisquer erros se tornam ainda mais visíveis.

#fotografia #fotógrafo #mirrorless