Em janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece programação cultural e educativa presencial

Destinada ao público de todas as idades, a programação inclui atividades para aproveitar as férias escolares e envolvem toda a família

Ao longo do mês de janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) apresenta programação online e presencial voltada à famílias, professores, educadores e estudantes. As atividades são desenvolvidas dentro do ambiente cultural artístico do museu, com programação do universo infantil abordando temas como a cultura popular, gênero, e diversidade étnica.

Oficinas, contação de histórias e brincadeiras ficam a cargo do MAM Educativo, que convida crianças e seus acompanhantes para participarem das atividades da Família MAM, programação voltada para as férias escolares.Além da exibição digital, parte da programação presencial envolve os encontros de formação para professores, educadores e estudantes. No Domingo MAM, próximo ao dia dedicado à Visibilidade Trans, acontece uma oficina presencial na Marquise do museu com Nuna Narciso, e uma conversa virtual com aeducadora e artista multimídia Luna Aurora Souto sobre TransVersalidades nas artes pelo programa de formação Contatos com a arte.

Confira a programação completa

11/01 (ter) às 15h

Família mam (Férias no mam)

Jogos do brincar: oficina de brincadeiras populares com mam educativo

Atividade presencial para crianças a partir de 3 anos acompanhadas de suas(eus) responsáveis.

Inscrições com 30 minutos de antecedência com o mam educativo na recepção do mam.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Pular corda, bambu, amarelinha… essas são algumas das experiências do brincar nas mais diversas culturas populares, cada uma a seu modo e com características próprias, da região e cultura onde vivenciada. Esta é uma oficina presencial para descobrir com o mam educativo algumas possibilidades de brincar junto, por meio de brincadeiras de corpo, canto e muita imaginação. Vamos desenhar, colorir, cantar e resgatar saberes, criando novas possibilidades de ser e estar no mundo.

12/01 (qua) às 18h

Programa de Visitação // Arte e Ecologia

Ateliê Ninho: criação de passarinhos com elementos da natureza

No Instagram e YouTube do mam

Quem nunca ouviu o canto de um passarinho ao visitar o Jardim de Esculturas do mam? Lá, eles brincam, cantam e encantam quem passa a caminho do museu. Este vídeo da oficina realizada pelo mam educativo, Ateliê Ninho: criação de passarinhos com elementos da natureza, é um convite à observação atenta dos passarinhos que voam pelos jardins e paisagens ao nosso entorno. Após esta observação, colete folhas, flores, galhos e outros elementos da natureza que encontrar já reunidos no chão para realizar a construção de pequenos pássaros. Após estruturar corpo, asas e bicos, experimente construir gambiarras (com os materiais que tiver em casa) que permitam o seu passarinho alçar voo. Vamos lá!

13/01 (qui) às 15h

Família mam// Arte e Ecologia

Brinquedos da terra: oficina de construção de brinquedos com mam educativo

Atividade presencial para crianças a partir de 2 anos acompanhadas de suas(eus) responsáveis.

Inscrições com 30 minutos de antecedência com o mam educativo na recepção do mam.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

A terra é um elemento que sustenta a vida. É a partir dela que as árvores surgem, as águas caem e nós caminhamos. Assim, propomos olhar para ela como uma ferramenta do brincar. Esta oficina presencial é um convite aos participantes para investigarem o que a terra nos entrega e assim criarem brinquedos que partam dela. Seria um jogo com pedras? Uma boneca de galho? O fazer é livre e o brincar também, em uma proposta inspirada em muitos artistas e educadores referênc