Conheça dicas essenciais para tirar fotos perfeitas da vida selvagem

Saiba como capturar melhores momentos da natureza

Capturar os melhores momentos da vida em natureza é, sem dúvidas, uma atividade muito prazerosa e que cativa diversos fotógrafos do mundo inteiro. Justamente por estar repleto de locais paradisíacos, lindos e cheios de vida, fotografar a natureza é também um ato de registrar locais e espécies que, no futuro, podem estar muito diferentes de atualmente. Hoje, não é incomum ver profissionais querendo se especializar na fotografia da vida selvagem, e, com os avanços tecnológicos de câmeras mais potentes e mais acessíveis a um número considerável de pessoas, essa pode se tornar uma realidade profissional para quem quer se tornar fotógrafo.

Se você pretende começar a fotografar a natureza, algumas dicas podem te ajudar muito no início da carreira! Veja a seguir.

Conheça o local e as espécies que você pretende fotografar

Pode parecer uma dica boba, mas a realidade é que de nada adianta você tirar lindas fotografias e não entender exatamente o que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, se você pretende fotografar insetos, é interessante saber quais são os seus hábitos para compreender quais são os momentos ideais para fotografá-los. Trata-se de um animal noturno? Tudo isso tem de ser levado em consideração na hora de fotografar.

Outro ponto importante é conhecer o local onde você pretende fotografar: quais são as espécies animais e vegetais presentes e como isso influencia nos animais que você pretende fotografar.

(Créditos: iStock)

Praticar sempre!

Você precisa ter noção que absolutamente ninguém “nasce sabendo”. Por isso, não hesite em continuar fotografando, mesmo que as suas primeiras tentativas não sejam perfeitas. Captar grandes momentos exige prática, e é necessário ter uma certa paciência até mesmo para compreender as reações dos animais com a sua presença no mesmo local que eles.

Dependendo da espécie que você pretende fotografar, é interessante fotografá-los de locais “secretos”, em janelas ou esconderijos improvisados, para que a sua presença não afete o comportamento dos bichos.

Prepare-se em todos os níveis

Outro ponto essencial para se tornar um bom fotógrafo da natureza é ter um bom equipamento, com um zoom de longo alcance. São indicados os modelos Canon RF 24-240 mm F4-6.3 IS USM ou ainda uma Canon RF 100-400 mm F5.6-8 IS USM. Com um zoom sem que afete a qualidade das fotografias, você poderá capturar os momentos sem perturbar os animais. E, caso precise se aproximar, utilize uma teleobjetiva ou uma câmera que possua AF de acompanhamento de animais, para poder produzir as imagens desejadas.

Além disso, não se esqueça de ter um local confortável para descansar. Prefira ir a uma locadora de carros para se preparar adequadamente e mantenha-se bem hidratado e bem alimentado para poder passar longas horas em observação da natureza.

#fotógrafo #fotografia #mercadofotográfico #fotografiadenatureza #instagram