Conexão Fotográfica: Pensando em desistir da fotografia?
Por Ana Campbell
O que te trouxe para a fotografia? Essa é uma das perguntas que sempre faço para os meus alunos e colegas de trabalho.
Muitos respondem que foi amor pela fotografia. Mas será que não foi apenas uma paixão passageira?
Na minha pesquisa pessoal posso dizer que existem três grupos:
· Aqueles que tiveram pais fotógrafos e decidiram seguir os mesmos passos;
· Aqueles que tiveram uma matéria de fotografia na faculdade, o que despertou o desejo de seguir nessa carreira;
· Aqueles que fizeram migração de carreira para a fotografia por motivos diversos, na fase adulta, após resgate de um processo como:
o referências da infância;
o terapia;
o coaching de carreira;
o após começar a fotografar os filhos;
o ouvir de alguém que tinha talento;
o o desejo de ser “livre” com horários e demandas;
O terceiro grupo concentra o maior número de respostas. E nele podemos considerar muitos profissionais de tecnologia, advogados, fisioterapeutas, biólogos, designer gráficos etc.
Curiosamente o terceiro grupo também concentra o maior número de pessoas que desistem do sonho de viver da fotografia, a grande maioria no primeiro ano.
O grupo de fatores que leva uma pessoa a desistir do sonho de viver da fotografia é extenso e passa desde o medo e insegurança; natural de todo investimento; até a ansiedade, falta de persistência, falta de conhecimento da profissão, erros de administração e falta de paciência para esperar que os resultados cheguem.
Fotografia vai além de passar o dia fotografando. Para falar a verdade, 20% será para fotografar e 80% para administrar a sua empresa com planilhas, marketing, empreendedorismo, criatividade, ligações dos clientes, e-mails, propostas e muito mais.
A grande maioria dos fotógrafos gosta da produção fotográfica, do tempo que passa ao lado da câmera e não tem interesse e/ou não estudou as demais áreas para administrar uma empresa. Mas uma empresa precisa de todos os departamentos para sobreviver.
Se você realmente ama a fotografia e está disposto a viver dela, nós podemos te ajudar a seguir com o sonho. Empreendedorismo, Criatividade e Marketing são ferramentas que irão te ajudar a manter o seu negócio na fotografia. Por isso que Chris Bueno, Leo Saldanha e eu criamos a Conexão Fotográfica. Uma iniciativa para apresentar ferramentas para fortalecer o seu negócio. Saiba mais aqui: Conexão Fotográfica – Criatividade, empreendedorismo e marketing – Sympla
Ana Campbell é fotógrafa, empreendedora e dona da Escola Brownie 41