Comunicação não-verbal na fotografia

Por Bruna Veratti

Nós nos comunicamos a todo instante com as pessoas ao nosso redor. A maior se preocupa com a comunicação verbal, que usa a fala ou escrita para se manifestar, porém existe uma outra forma de comunicação, que é tão ou mais importante do que a primeira, que é a comunicação não-verbal.

Para entender vou primeiro explicar como funciona a comunicação verbal: um emissor envia uma mensagem para um receptor e esse dá um feedback. Falando assim parece difícil de entender, mas é a dinâmica de uma conversa. A primeira pessoa fala sobre um assunto e a outra responde de forma que elas consigam estabelecer um diálogo. Com este ciclo eles vão estabelecendo uma comunicação que vai ser compreendida por ambas as partes.

Forma, Seta

Descrição gerada automaticamente

Já a Comunicação não verbal é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Ela está relaciona à imagem! Assim, ela acontece através das expressões faciais, dos gestos, da postura e da nossa aparência (roupas, acessórios, etc.). Neste caso somente uma das pessoas está emitindo uma mensagem e não temos o feedback do outro para confirmar se estamos comunicando o que queremos corretamente.

Texto, Carta

Descrição gerada automaticamente

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia fala que 55% da comunicação está baseada na linguagem corporal (olha aí a comunicação não-verbal!). E segundo outro estudo realizado pela Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, basta uma fração de segundo para se formar a primeira impressão sobre alguém. Por este motivo é importante termos consciência do que estamos transmitindo para os outros.

Homem com os braços cruzados

Descrição gerada automaticamente

Vamos agora transportar este conhecimento para nosso trabalho como fotógrafos. As poses, a expressão, a roupa, o cenário, TUDO em uma foto comunica algo e, neste caso, quem está olhando para esta foto em um site não tem a possibilidade de conversar com o outro para checar se esta imagem condiz com a pessoa. Por isso, precisamos prestar atenção em quem estamos fotografando antes de sugerir uma pose. Aquele frame precisa comunicar várias coisas a respeito da pessoa retratada.

Vou pegar uma pose como exemplo: o braço cruzado. Hoje em dia quase todo mundo usa esta pose em sua foto de perfil profissional, pois instituiu-se que ela transmite autoridade. Porém, ela também transmite arrogância, distanciamento e que está fechado para o que as outras pessoas pensam. Estas informações são positivas? Têm a ver com o que você gostaria de comunicar? Isso quer dizer que nunca devemos usar o braço cruzado? Não! Mas o ideal é que ele esteja o mais suave possível para que os pontos negativos não sejam tão evidenciados.

Mulher em pé posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Existem outras formas de transmitir autoridade, não é mesmo? Por isso, além da pose é também importante prestar atenção na expressão. Ficar sério e com o queixo projetado pode ser uma forma de transmitir a autoridade desejada.

Mulher posando para foto

Descrição gerada automaticamente