Cinco tendências que devem impactar o marketing em 2022

Não só na fotografia, mas é algo que vale para qualquer negócio neste conteúdo recente da Meio e Mensagem/Ad Age

O novo ano apresenta novos desafios em um ambiente com cada vez mais ruído e competição em todas as frentes de negócios. Em um conteúdo recente da Ad Age apresentado pelo canal da M&M, cinco prioridades para o marketing em 2022. Veja quais são:

Buscar mídias fluidas

Conversas sobre branding vs. Performance ficaram no passado. As audiências nunca souberam, ou não deveriam saber, a diferença entre as estratégias. Os canais e a mídia se tornaram fluidos com relação aos objetivos de marketing. A alocação dos investimentos deve seguir de maneira dinâmica entre os diferentes estágios do funil, dependendo da familiaridade individual do consumidor com a marca. Por conta das ferramentas que permitem avaliações em tempo real e realocações de acordo com os resultados, agora é discutível questionar até mesmo se o dinheiro investido no topo do funil é mais valioso do que os alocados em outras posições.

white and black panda toy

Acabar com o atrito nas interações

Existe uma maneira mais fácil de vender qualquer coisa – e os profissionais de marketing precisam abraçar essa ideia em 2022. Todo e qualquer ponto de contato pode ser um canal de venda, gerando milhões de oportunidades para impactar os consumidores a cada mês. Se um produto é classificado como compra de impulso, a audiência não deve ter nem a oportunidade de pensar duas vezes sobre satisfazer sua necessidade ou desejo. A compra em um clica vai se tornar rapidamente lugar comum em qualquer formato, seja ele vídeo, social, post de influenciador ou anúncio no streaming.

four person playing virtual reality goggles

Virtualizar sua marca

Entender como uma marca interage em realidades alternativas é fundamental. Assim como escolher entre aceitar criptomoedas, registrar sua marca para o metaverso e criar uma arte própria em NFT. Esses ambientes emergentes dão a chance de as marcas criarem experiências únicas para com suas audiências. Nike e Adidas estão elevando suas experiências de marca ao metaverso, criando espaços virtuais imersivos em que cada consumidor pode jogar, competir, comprar e coletar ofertas digitais.

person using laptop computer

Mergulhar na onipresença

Encontrar os consumidores onde eles estão ajuda a guiar seu processo de tomada de decisão. Todos os planos de marketing e comunicação devem agregar valor no momento e se conectar com uma mensagem culturalmente relevante. Tecnologias de inteligência artificial e machine learning oferecem granularidade e sinais contextuais incríveis, assim como diversidade de opções de mensagens – incluindo texto, imagens, podcasts, vídeos, streaming e AR/VR no momento do contato. Aloque pelo menos 10% da verba anual de marketing em