Cinco passos essenciais para quem quer encantar clientes

Ganhar reconhecimento, fechar negócios e gerar lucros. Sem dúvidas, esses são alguns dos maiores objetivos de profissionais que atuam no mercado. Para isso, é preciso que o fotógrafo pense em algumas estratégias, além, é claro, de ter um bom trabalho. No entanto, nada adianta ter fotos incríveis no portfólio se você não sabe se apresentar ao mundo e cativar clientes.

Foto: Kues/Shutterstock


Sabendo disso, separamos cinco passos necessários para quem deseja alcançar público qualificado e assinar contratos. Será que você já aplica algum deles em seu método de trabalho? Confira: 

Apresente seu portfólio de maneira correta Crie um site, separe apenas as melhores fotos e conte a história por trás de cada uma delas. Isso, além de surpreender, faz com que as pessoas se identifiquem com a narrativa e despertem o desejo de que você também conte suas histórias.

Foto: Rawpixel.com / shutterstock


Abuse das redes sociais para mostrar lançamentos e bastidores As pessoas gostam de acompanhar bastidores, desabafos e até mesmo pequenos tutoriais de como fazer as coisas. Aproveite a oportunidade para criar um vínculo com quem acompanha seu trabalho. Mostre seus produtos, conte os benefícios que eles oferecem e se coloque à disposição para ajudar e tirar dúvidas. Criar elos é fundamental para ser lembrado.

Foto: 13_Phunkod/ shutterstock


Mantenha contato com todos os seus clientes Falando em interação, não deixe, jamais, seus clientes “abandonados”. Já pensou em criar listas no WhatsApp ou de e-mail marketing para manter uma conversa ativa? Talvez, aquele seu último trabalho possa ser o assunto. Diga que se lembrou de um ensaio especial com tal cliente (se isso realmente for verdade) ou fale de algo que merece ser registrado. Pode parecer bobagem, mas isso faz muita diferença.

Foto: wavebreakmedia/ shutterstock


Não deixe de vender seu trabalho impresso Tão importante quanto a produção e a pós-produção das fotos, a entrega do trabalho, o cuidado e a maneira como o cliente vai receber as imagens é fundamental. Fotógrafos que não fazem álbuns impressos não movimentam o mercado e perdem a oportunidade de vender algo concreto.