Casa de Leilões de Arte Christie’s lança fundo de investimento Web3

Novo fundo batizado de “Christie’s Ventures”da lendária casa de leilões se concentrará na junção entre arte e finanças e outros setores

A famosa casa de leilões britânica Christie’s (fundada em 1766) anunciou hoje (18) o lançamento do “Christie’s Ventures”, um fundo de investimento para empresas fintech que buscam fazer avanços tecnológicos no mercado de arte.

Vale lembrar que a Christie´s fez o leilão da famosa obra Beeple no começo do ano passado por U$ 69 milhões de dólares. Aquele foi o primeiro leilão NFT da casa. A Christie’s disse que seu novo fundo “trabalhará ao lado de empresas de portfólio para ajudar a acelerar seu progresso, avançando simultaneamente as atividades da Christie na apresentação, educação e vendas de obras de arte e artigos de luxo”. Também em 2021, a Gucci vendeu sua primeira NFT – uma peça de videoarte — através da Christie’s por US$ 25.000, tornando-se um dos itens mais caros já vendidos pela gigante da moda. Em novembro passado, a casa de leilões leiloou outra peça da Beeple chamada “HUMAN ONE” em uma venda híbrida de uma escultura física e uma NFT, arrecadando US$ 29 milhões.


A casa de leilões está interessada em investir em três áreas específicas: inovação web3 (aqui entra NFT), produtos financeiros relacionados à arte e “soluções e tecnologias que permitem o consumo contínuo de arte”.

Gucci capitalising on NFT and AR — The Finery Report

A Christie também anunciou sua primeira empresa de portfólio, LayerZero Labs.LayerZero é uma solução de interoperabilidade que reúne uma comunidade de desenvolvedores cross-chain para construir aplicativos descentralizados (dApps), que pode navegar perfeitamente através de diferentes blockchains. O co-fundador e CEO do projeto, Bryan Pellegrino, disse em um comunicado: “Estamos ansiosos para trabalhar com sua equipe para encontrar maneiras novas e inovadoras de criar a experiência mais acessível e sem atritos com ativos indexados em várias blockchains.”

Pioneirismo e inovação – Legado que segue junto com a tecnologia. Embora tenha sido fundada em 1766, a Christie’s já se consolidou como uma das pioneiras de arte a atender o mercado de arte cripto.

Christie então fez parceria com o mercado da NFT OpenSea para uma série de leilões com curadoria no Ethereum que começaram em dezembro passado. A notícia da Christie´s reforçando presença com um fundo específico de investimentos na área só corrobora a visão de longo prazo da casa de leilões no universo da Web 3.0 e do NFT.

Participe da nova fase de valor para a fotografia com a comunidade+curso NFT para Fotógrafos(as)

#fotografia #mercadofotográfico