Carrossel: uma poderosa ferramenta para engajamento no Instagram

Matéria recente da Época Negócios traz dicas e um estudo que mostra a eficácia dessa função dentro da rede social

A matéria mostra dados da análise da SocialInsider feita em 2021 com mais de 100 milhões postagens naquela rede social. Com base nisso, o estudo listou cinco motivos para fazer uso deste recurso.

1. Carrosséis levam a uma taxa de engajamento mais alta

O estudo comparou o engajamento em postagens com carrosséis, vídeos e imagens. De acordo com a análise, a taxa de interação com a publicação de carrosséis depende do tamanho de cada conta. Dessa forma:

– Perfis com menos de 5 mil seguidores tem o potencial de alcançar uma taxa média de engajamento de 4,90% quando escolhem publicar mais carrosséis, enquanto vídeos e imagem conseguem um valor menor;

– No caso de contas de médio porte (entre 10 mil e 100 mil seguidores), a melhor opção para ter alta taxa de engajamento é vídeo, com taxas de até 2,90%;

– As contas grandes (com mais de 100 mil seguidores) se beneficiarão mais com o uso dos carrosséis, com taxa média de engajamento de 1,40%.

2. Como carrosséis podem ajudar a engajar

Quando se trata de engajamento por impressão, o post de carrossel tem melhor desempenho em todos os tamanhos de perfis na comparação com vídeo e imagem. O Insider acredita que isso é até uma estratégia do Instagram de colocar mais esse tipo de conteúdo no feed dos usuários.

Os números de curtidas também foram maiores nas publicações de carrosséis se comparado com as de vídeo e imagem nas contas pequenas, médias e grandes.

Modelos de carrossel do instagram | Vetor Grátis

3. Carrosséis levam a mais comentários no Instagram

Conseguir que os usuários comentem nas publicações não é tarefa fácil. Sobre isso, a análise do estudo mostrou que:

– Para contas com menos de 10 mil seguidores, o indicado é postar um carrossel;

– No caso de perfis de médio porte (10 mil a 50 mil), um mix entre carrosséis e vídeos é um “combo mágico”;

– Já em contas entre 50 mil e 100 mil, o ideal seria começar a divulgar mais vídeos;

– Para contas grandes, uma abordagem com vídeos se mostrou melhor.

Modelos de carrossel do instagram | Vetor Grátis

4. Carrosséis são mais propensos a serem salvos

Se você quer que seus seguidores salvem suas postagens, os carrosséis são uma boa opção.