As novidades frequentes do Instagram: o que você acha disso?

Reels ganharam 90 segundos com interatividade e tem também a nova opção de fixar até 3 posts no topo do grid (feed)

Desde que o Instagram anunciou que não era mais uma “rede social de fotografia” as coisas mudaram radicalmente. O foco foi maior na parte do vídeo e em recursos que deram uma aparência mais TikTok. Outra mudança foi a volta do feed cronológico e no visual.

Uma visão pessoal minha é de que os fotógrafos e fotógrafas estão migrando para outras redes sociais sem abandonar o Instagram. Vi nas últimas semanas vários indo ou para o Twitter ou para o TikTok. Algo que já vinha acontecendo desde o ano passado mas parece ter se acelerado nesses dois últimos meses. Por quê? Porque o Insta parece entregar menos e mesmo aqueles que não seja por isso, a plataforma parece cada vez mais confusa e as pessoas que estão ali tem que fazer todo tipo de coisa para ter algum resultado. Aliás, mesmo impulsionamento parece não funcionar (porque mais pessoas também estão tentando isso). Eu não vou deixar de publicar no Insta, mas meu foco hoje é vídeo com presença mais forte no TikTok e principalmente no YouTube. E isso foi uma escolha que tomei por conta da minha estratégia. Ou seja, depende de cada um.

O fato é que a Meta (dona do Insta/Face/Whats) perdeu valor fortemente com o avanço do TikTok. As novas mudanças do Insta como a possibilidade de fixar posts no grid já existe no TikTok mas é uma boa novidade. O Reels de 90 segundos também é uma boa para quem quer alcance e agora com os recursos interativos de enquetes e afins por ali também (interatividade no feed). Tudo parece mais com o TikTok que não tem fotos e essa é a vantagem do Insta que seguiu um caminho inverso. Foi do post no feed com destaque para imagens para a dominância do Reels que representa quase metade do tráfego nessa rede social hoje. O Instagram dá resultado mas para muitos que converso parece um fardo e nem sei explicar o motivo. Se alguém souber o que levou a esse esgotamento das pessoas quando o assunto é Instagram por favor me diga. Criei esse arquivo forms no Google para você dar sua opinião e se identificar se quiser para compartilhar as opiniões nesse post mesmo quando atualizado. Participe com sua opinião aqui: Minha opinião sobre o Instagram para fotógrafos e negócios de fotografia

O Instagram dá resultado e segue como uma das principais redes para resultados. A frase que mais ouço faz uns dois anos sobre o IG é essa: mal necessário. Quando deixar de ser talvez seja porque outra rede social pegou o lugar dela. Concorda?

#fotografia #instagram #marketingparafotógrafos #mercadofotográfico

0 comentário