As cinco perguntas para se preparar e encarar 2020

Existe um ditado no mundo dos negócios que diz: melhor ter algum plano do que não ter nenhum. O que ninguém mostra é como fazer isso. A ENF (Escola de Negócios FHOX) sugere cinco estratégias que podem te ajudar nessa construção de um plano mínimo para começar em agir em 2020. Mais do que ter respostas, para desenhar um plano de ataque talvez sejam mais interessante nesse momento fazer mais perguntas. Então, como proposta de ação, propomos que você crie sua estratégia com base em perguntas. E não, você não precisa de respostas agora. O importante é fazer perguntas para orientar as iniciativas que podem fazer a diferença em 2020. Uma sugestão para cada um dos pontos é sempre trabalhar com três perguntas como ferramenta para ajustar e evoluir suas táticas. Então, a sugestão é sempre usar três ferramentas de questionamentos: Por quê? E se? como?

1 – O que quero em 2020 para meu negócio de fotografia? Tenha uma rota minimamente definida, mas esteja preparado para os ajustes necessários. Aqui não basta só definir o que você quer em termos financeiros e de resultados. O fundamental nesse item é tentar avaliar qual o mínimo de trabalhos que tornem seu negócio viável por mês e só então definir as medidas para atacar no que é necessário. Exemplo: Quero fechar mais contratos na minha área de atuação na fotografia! Como fazer isso? Quantos trabalhos por mês? Quais ações vou tomar para chegar nessa meta definida por mês? Lembrando de usar as ferramentas do questionamento: implementar as três perguntas aqui faz todo o sentido para cada resposta que você encontrar sempre usando: Por quê? E se? Como?

Aqui você pode dizer: eu não acredito nessas rotas estabelecidas. Quero dar ao meu negócio uma condução mais natural e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. O problema com essa postura é não ter um mínimo alvo do que atingir para o seu negócio. Por uma simples condição: você só pode administrar o que consegue medir. E sem definir metas e objetivos você está pilotando o negócio sem direção.

Leia também – A receita mágica para se dar bem na fotografia – https://fhox.com.br/negocios/3-3-31-uma-receitinha-magica-do-sucesso-na-fotografia/

2 – Como fazer os clientes que já atendo voltem a comprar? Como atrair novos clientes para meu negócio? São duas questões em uma e são das mais importantes que você deveria fazer todos os dias. Um exercício diário como prática para buscar soluções e alternativas para atrair e manter os clientes. Basicamente o que estamos dizendo aqui com essas perguntas é: como fazer meu marketing na fotografia? Lembrando de usar as ferramentas do questionamento: implementar as três perguntas aqui faz todo o sentido para cada resposta que você encontrar sempre usando: Por quê? E se? Como?

Leia também: As 10 desculpas mais comuns no marketing da fotografia. https://fhox.com.br/negocios/as-10-desculpas-mais-comuns-nos-problemas-com-marketing-na-fotografia/

Aqui você pode dizer: Ah, mas meus clientes não retornam por conta da crise. Ou da concorrência ou algo parecido. Essas duas perguntas são relevantes diariamente por envolverem aquilo que você deveria pensar e tentar fazer a todo tempo para obter mais negócios. Sem se perguntar isso com frequência você pode se perder na rotina ou no próprio desânimo. Ou melhor, se você não quer fazer essas perguntas para que continuar mesmo?

3 – Como encantar meus clientes em 2020? Quem encanta clientes garante que as pessoas retornem. Que elas divulguem seu trabalho porque se sentiram valorizadas. Considere o estúdio que vende sessões temáticas. Os clientes compram um “sonho de Natal” exp