Anne Geddes fala sobre sua carreira e as fortes transformações do mercado

An Anne Geddes photograph of three babies in flower pots

Fotos: Anne Geddes


Anne Geddes é considerada a grande responsável pela fotografia newborn como conhecemos. O que ela criou nos anos 1990 em termos de fotografia de bebês acabou influenciando profissionais do mundo todo. Ela criou uma grife com livros e que acabou se tornando uma marca licenciada em produtos. Com direito até a lojas e muitas linhas de itens vendidos. Ou seja, extrapolou a fotografia. Em uma entrevista recente para o site ABC News da Austrália, ela discorreu sobre diversos assuntos. Destacamos pontos que merecem destaque abaixo:

Sobre ficar marcada por um estilo: “eu tenho um vaso de flores tatuado na minha testa” disse Anne em um desabafo do que ela comentava na época sobre só ser perguntada sobre esse tipo de fotografia. Anne ficou famosa justamente pelas fotos de bebês dentro de vasos com flores ou combinados com outros elementos distintos. Fez tanto sucesso que foi parar no programa da Oprah no auge da audiência da atração de tevê. Na verdade graças ao livro Down in The Garden de 1996 que apareceu no programa. A fotógrafa disse que levou anos até abrir o livro de novo. Disse que depois conseguiu se orgulhar das imagens porque as pessoas ficavam felizes em ver as fotos. Algo que levava alegria para muita gente.


A photograph by Anne Geddes of two babies sitting in cabbages with cabbage leaves on their heads

Fotos: Anne Geddes


Carreira – Nascida em Queensland na Austrália, filha do meio de cinco meninas e sem nenhuma foto dela como recém-nascida. “Eu sempre teria adorado ter me visto como recém-nascida, e acho que é por isso que eu estava realmente fiquei atraída para esse tipo de retrato”, disse ela. Anne se interessou pelo fotojornalismo aos 20 anos quando foi morar com o marido em Hong Kong. Naquele tempo ela fotografava com uma Pentax K1000 usada e aprendeu tudo sozinha. Ao completar 30 anos e já vivendo em Melbourne na Austrália ela iniciou na fotografia de família. Clicando crianças e sobretudo bebês. “Percebi que poderia fazer retratos realmente bonitos e simples, e que posso fazer belas imagens para famílias que durarão a vida toda”.

Step Inside the Anne Geddes Studio - YouTube

Evolução – Anne começou de forma simples no estilo fotográfico. E só depois começou a criar as produções elaboradas com elementos inusitados. O que seria sua assinatura visual. Anne mudou de cidade de novo e começou a trabalhar no livro Down in the Garden que segundo ela tinha inspiração nos jardins da capital da Nova Zelândia (sua terra natal). Outra inspiração eram livros infantis.

Ela começou simples, mas logo experimentou o fantástico, eventualmente voltando-se para os tipos de filmagens elaboradas pelas quais ela se tornaria conhecida.