Aderi Costa: conheça o premiado fotógrafo mineiro e seu novo livro

Cais é um livro dramático, figurado como a principal linguagem fotográfica de Aderi Costa, mas também destaca a melancolia, criatividade e uma luz única

Nascido em Santo Antônio do Monte, município interiorano de Minas Gerais, Aderi Costa iniciou a carreira na área fotográfica aos 14 anos, onde atuou junto do irmão mais velho. Auxiliava na iluminação e fotografava principalmente aniversários e casamentos. Mudou-se para o Rio de Janeiro, começou a se aperfeiçoar, descobriu a sua própria luz e fez carreira fotografando as maiores celebridades do país.

Neste ano, o fotógrafo, que já foi premiado três vezes pela Agência Brasileira de Propaganda (ABP) como o Fotógrafo do Ano, em 2002, 2009 e 2014, lançou o livro Cais, onde retrata fotos de mais de 130 personalidades do Brasil em fotografias P&B e escalas de cinza. Dentre os nomes mais conhecidos, estão a atriz Paola Oliveira, que compõe a capa, Vera Fischer, Gilberto Gil, Alinne Moraes, Gisele Bundchen, Giba, Ruth de Souza e Ísis Valverde.

Segundo Aderi Costa, o objetivo do livro arte-ensaio foi retratar diversos artistas, como músicos, atores, atrizes, jornalistas, modelos e esportistas, com luz natural e pouca edição. É um projeto nostálgico, pois o autor quis retratar as pessoas da mesma forma melancólica e simples, tentando captar a alma dos modelos, como fazia quando fotografava pessoas mais simples, no início de sua carreira, em Minas Gerais.

O livro foi intitulado Cais em homenagem ao Cais do Porto, situado no Rio de Janeiro, região onde o fotógrafo mineiro inaugurou o Studio do Cais, em 1999, um dos maiores estúdios de fotografia do estado. Atualmente, Costa possui um acervo com mais de 10 mil fotografias em quase 50 anos de carreira.

Cais é um livro dramático, figurado como a principal linguagem fotográfica de Aderi Costa, mas também destaca a melancolia, criatividade e uma luz única capaz de captar a alma de quem está sendo fotografado. As fotografias foram todas realizadas nesse local, entre os anos de 2018 e 2019. O lançamento do livro, inicialmente, ocorreria em 2020, mas devido à pandemia, os planos foram adiados para 2022, onde já foi lançado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e na própria cidade natal do autor, Santo Antônio do Monte.

Sem dúvida, Minas Gerais é o berço de vários fotógrafos famosos, como Sebastião Salgado e Alyson Carvalho, reconhecidos internacionalmente. O estado conta com várias cidades históricas e uma das melhores culinárias do país. Uma forma de programação diferenciada para quem vai a MG seria ir de ônibus ou alugando carros seminovos em BH às cidades natais dos fotógrafos mineiros consagrados.

#fotografia #fotógrafo

0 comentário