Abertura da Exposição coletiva do 10º Prix Photo Aliança Francesa

Sob o tema “Reflexos”, o concurso nacional de fotografias apresenta de 25 de agosto a 22 de outubro de 2022, a exposição coletiva com os portfólios vencedores na Galeria da Aliança Francesa Botafogo. A entrada é gratuita!


A décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias realizado pela Aliança Francesa, apresenta a exposição coletiva com os portfólios vencedores do concurso, de 25 de agosto a 22 de outubro, na Galeria Aliança Francesa Botafogo. A entrada é gratuita.






Sob o tema “Reflexos”, a mostra conta com obras dos artistas José Roberto Bassul (Brasília, DF), vencedor do 10º Prix Photo com a série “O sol só vem depois”, Ilana Bar (Atibaia, SP) segunda colocada com a série “Metamorfose”, Jota Barbosa (Afuá, PA), prêmio do júri popular pelo ensaio “Reflexos da água”, além dos ensaios “ANOMIA / Urbs_opsis”, de Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ) e “Popularmente desconhecido”, de Ana Maria Antonelli da Veiga (Brasília, DF), aos quais foi conferida uma menção honrosa.


Essa exposição mostra a vitalidade da criação fotográfica contemporânea brasileira e destaca também a importância do papel do Prix Photo da Aliança Francesa no fortalecimento do diálogo entre os profissionais da fotografia brasileira e francesa”, afirma Quentin Richard, Coordenador Cultural da rede das Alianças Francesas.


Considerada a maior ONG cultural do planeta com DNA de cultura colaborativa, a Aliança Francesa completou 136 anos de presença no Brasil em 2022 e para além do ensino de idioma, oferece um rico leque de atividades culturais, como o Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias em sua 11ª edição. O concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, e busca valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado sobre as temáticas atuais propostas pelo concurso e que representam um eco das grandes questões de nosso tempo.


Para essa decima edição foi escolhido o tema “Reflexos”. O reflexo se encontra nas bases da fotografia, desde sua invenção no século XIX: nos primeiros experimentos, para se produzir uma foto era necessário captar o reflexo da luz sob uma superfície. Apesar das muitas mudanças desse dispositivo até o surgimento das câmeras digitais e smartphones, a fotografia continua sendo feita de reflexos: reflexos das novas vivências e subjetividades, reflexos de uma sociedade transformada pelas tecnologias, reflexos das novas práticas artísticas e suas infinitas possibilidades. Mesmo nesse momento de crise mundial, a fotografia continua sendo uma das principais ferramentas para retratar e denunciar os reflexos da pandemia nas relações humanas. Nessa décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, o tema Reflexos propõe uma reinterpretação da essência da fotografia diante das transformações do mundo contemporâneo e dos desafios atuais.


Realizado pela rede das Alianças Francesas do Brasil, em parceria com a Air France e do Hotel Santa Teresa, o 10º Prix Photo Aliança Francesa premiou o 1° lugar com uma viagem com acompanhante para Paris com bilhetes Air France. O 2° lugar recebeu um fim de sem