A visão da Canon para impressão no mercado fotográfico

Engana-se quem pensa que hoje a Canon só domina o campo de equipamentos fotográficos. Seu portfólio vai muito além disso e surpreende. Com produtos que atendem da captura (câmeras/ scanners) à saída (impressoras), a marca japonesa se sobressai também entre printers de fotos e álbuns gráficos. Só no Brasil, por exemplo, a Canon possui um expressivo parque instalado de mais de 200 equipamentos da linha imagePRESS.

Segundo Shohei Hizawa, executivo responsável pela área de impressão para negócios da Canon do Brasil, o objetivo da multinacional é trazer cada vez mais soluções inteligentes, confiáveis e acessíveis para simplificar a produção de produtos únicos, proporcionar diferenciais e gerar alta rentabilidade.

O executivo acredita que há um campo enorme para se explorar e trabalhar no Brasil. Confiante, ele diz que a marca enxerga, aqui, um grande potencial no mercado de impressão digital. Inclusive, a marca já tem apostado em diversas mídias e formatos para seus dispositivos.

“Quase todos os tipos de mídia importantes já estão disponíveis nas impressoras Canon. Não apenas para mídias e formatos padrão. Trabalhamos com as maiores e principais empresas de substratos do mercado, como a Canson, Hahnemuhle e Mitsubishi”.

Quanto à indústria de impressão de álbuns de fotos, o executivo ressalta que a Canon é a única empresa que atua com as duas principais tecnologias no País: laser (linha imagePRESS) e inkjet (linhas imagePROGRAF e Dreamlabo). Algo que nenhum outro fabricante possui neste mercado. “O cliente possui uma gama ampla para comparar com concorrentes”, enfatiza.

Representação estratégica para alcançar ainda mais  pessoas

De acordo com Hizawa, a Canon está pronta para expandir seu leque de atuação e chegar até mais pessoas que acreditam no valor da impressão. Ele conta, inclusive, que a transição e integração da loja de foto, ou laboratório profissional, para o comércio eletrônico, com pedidos via dispositivos móveis já está em planejamento estratégico. Tanto é que, hoje, mais de 20% de suas vendas de câmeras e lentes são feitas através do comércio eletrônico no Brasil.

canon

Douglas Cho e Oscar Sakaue, chegando para construir um programa Canon dedicado aos Laboratórios profissionais e amadores.


Para o mercado de printers a aposta na expansão é tão grande que, recentemente a Canon ganhou mais uma representação de peso no Brasil. A BM Works, liderada por Douglas Cho, está unindo experiência e credibilidade para expandir ainda mais o leque de vendas da multinacional.

Nessa nova empreitada, Oscar Sakaue, que já passou por Noritsu, Kodak e Fujifilm do Brasil ao longo de 20 anos, uniu-se à empresa para conduzir a estratégia comercial.

Para Sakaue, a BM Works acumula um know-how inigualável. Algo que nenhuma outra revenda ou player consegue bater, pois atua há décadas no segmento fotográfico de labpro, encadernadoras, formaturas, fine art e varejo de fotos.

“A BM Works é o único parceiro Canon com expertise em todos os segmentos do mercado. Utilizando-se deste diferencial, atuará na expansão da marca, desenvolvimento dos negó- cios, execução e consolidação do plano estratégico”, diz.

O que se pode esperar dessa nova parceria?

A BM Works garante que será elo na intermediação entre Canon e seus clientes. Pois, além de segurança na construção de negociações sólidas, com profissionais de décadas de expertise no mercado fotográfico, Cho e Sakaue conhecem e entendem as particularidades do setor. Bem como as tendências de futuro para o sucesso dos negócios. Quanto às expectativas, eles afirmam que são as mais positivas.

“A BM Works está muito confiante nesta nova parceria e acredita que, juntamente com a Canon, poderá contar lindíssimas histórias de sucesso de seus clientes”, explicam.

André Borges Gomes

André Borges Gomes, consultor em tecnologia gráfica, com especialização em gerenciamento de cores e tratamento de imagem digital.