A tendência do “faça você mesmo” nos produtos da fotografia

DIY Photo Gift Idea: An Instagram Picture Frame

A pessoa entra no YouTube/Pinterest e encontra uma forma de criar um produto com fotografia seguindo um passo a passo. Pode ser para fazer um cubo fotográfico, uma garrafinha com fotos ou um álbum diferenciado em estilo diário. Com a pandemia avançou o consumo digital, mas curiosamente trazendo um novo comportamento que começa no online e que acontece de fato no mundo físico. Ou seja, o aprendizado que se inicia em um vídeo ou sequência de fotos e que caminha até virar um produto real. E a pessoa criou tudo com as próprias mãos. Para fotógrafos, lojas de foto, estúdios, empresas de foto de formatura e outros, essa é uma oportunidade e uma ameaça. 

WERTIOO Exploding Box, DIY Explosion Gift Box Surprise Photo Box H ndmade  Photo Album Scrapbooking with 6 Faces for Wedding Box, Birthday  Party,Boyfriend price in UAE | Amazon UAE | kanbkam

Fazer sozinho não é para “todo mundo”


Ameaça 1 – Para que vou comprar um produto impresso com foto se posso fazer sozinho. A ideia de que posso imprimir e montar meu próprio álbum e ainda economizar dinheiro. Aliás, essa mentalidade (na minha visão quase sempre equivocada) é o que faz muitos noivos e mães pedirem os arquivos na ilusão de que depois “fazem”. Quando na realidade o real resultado é o esquecimento das fotos no HD, nuvem e afins. 

40 Photo & Picture Gift Ideas That Put Your Love on Display

Ameaça 2 – A pessoa pega o gosto por desenvolver produtos com foto seguindo as indicações de postagens na internet como citado no começo do texto. Não há como conter isso e por sinal essa onda de personalização com fotos já é rotina de hobby não é de hoje. Lembrando que colagens, diários e outras formas de customização sempre existiram na fotografia amadora. Lembra do scrapbooking? 

Printed photo gift box - Polaroid - 24 prints: Amazon.co.uk: Kitchen & Home

A oportunidade real – existe a onda do faça você mesmo. Não é para menos que as impressoras de bolso para smartphone bombaram nos últimos anos. E que a Instax/Polaroid ressurgiu com força. De imprimir a foto na hora e recortar, escrever, colar e decorar com foto instantânea. É coisa de nicho nos casos de super personalização (da ameaça 2 citada antes) e comportamento de milhões de pessoas no mundo quando esse faça você mesmo é mais simples, fácil de fazer. Exemplo: as impressoras de smartphones estão vindo com adesivos em fotos já no pacote de filmes. Para o consumidor colar onde quiser. Os álbuns pré-prontos que permite colar fotos e montar de um jeito mais simples. Ou do álbum de figurinha que a família participa do processo de montagem do produto. 

DIY photo gift ideas, personally vetted by PicMonkey.