A nudez masculina é proibida? (NSFW)

Fotos: Pamela Facco


A fotógrafa Pamela Facco criou o projeto Poesia com Elos. A série foi bloqueada e depois deletada do Instagram. Pois na semana passada ela teve ganho de causa contra rede social. Uma decisão inédita e que abre precedente para ações similares com essa jurisprudência. A rede social não só teve que devolver a conta para Pamela como também está proibida de bloquear ou deletar novas fotos da fotógrafa. Leia o relato completo de Pamela no texto abaixo (importante: fotos com nudez).

A fotógrafa paulistana Pamela Facco. Carreira consistente e com trabalho respeitado que já esteve presente em festivais de fotografia importantes pelo país


Texto de Pamela Facco 

Eu sou a fotógrafa do projeto Poesia com Elos. Aqui vai um resumo: tive meu Instagram deletado arbitrariamente pelo Instagram por conta de denúncias de pessoas mal-intencionadas. Inconformada, recorri à justiça e fui a primeira artista a processar o facebook no Brasil por conta das políticas hipócritas sobre nudez. E ao contrário do que todos achavam a juíza deu a causa como procedente. NA SEMANA PASSADA EU GANHEI A AÇAO. O Instagram foi obrigado então a me devolver a conta e está proibido em juízo de acatar denúncias sem averiguação sobre o meu trabalho.

Foto: Pamela Facco


Abaixo a história completa.

Meu projeto tem como objetivo inicial evitar a objetificação do nu e assim libertar o corpo da mulher do lugar de objeto. Carrega também uma discussão de fundo sobre padrões estéticos e a fragilidade masculina. Esse projeto teve início em novembro de 2016 e começou apenas fotografando mulheres. Minha ideia foi mostrar minha visão enquanto artista mulher, não erótica e empoderadora sobre o corpo feminino. No início meu projeto foi bem aceito na plataforma Instagram, o corpo da mulher sendo apresentado, ainda que de uma maneira diferente do corriqueiro, era aceitável ao meu público e a plataforma da mesma forma.

Fui evo