A importância das cores para a fotografia

Uma boa composição de cores pode influenciar a forma como as pessoas reagem às suas fotografias

As cores são muito importantes na fotografia contemporânea. Mais do que a luz e a sombra, para o olhar leigo, são as cores que saltam aos olhos. Alguns trabalhos são reconhecidos pelo uso de cores vibrantes; outros, pelo uso de tons amenos. O que todos têm em comum é a harmonização entre as cores escolhidas.

Uma boa composição de cores pode influenciar a forma como as pessoas reagem às suas fotografias. Isso porque existem dois tipos de cor: quentes e frias. As cores quentes são o vermelho, o laranja e o amarelo; já as cores frias são o verde, o azul e o violeta.

De acordo com a psicologia da cor, as diferentes temperaturas de cor evocam sentimentos distintos. Por exemplo, sabe-se que as cores quentes trazem a sensação de aconchego e energia, enquanto as cores frias estão associadas à serenidade e ao relaxamento.

As cores quentes tendem a se sobressair nas fotografias, chamando a nossa atenção de imediato. Essas cores são consideradas dominantes, porque chegam aos nossos olhos antes das cores frias, que parecem recuar na imagem. Quanto mais saturada estiver a cor, mais dominante ela será. Sabendo disso, é possível combinar cores quentes e frias para conferir profundidade visual às fotografias.

Para obter um conhecimento aprofundado sobre a combinação de cores, é indicado conhecer o círculo cromático. Ele nada mais é do que uma ferramenta que ajuda artistas e fotógrafos a combinar as cores de forma correta.

Por exemplo, se você quer fotografar rosas vermelhas e precisa de uma boa composição de cores, encontre a cor vermelha no círculo cromático e veja qual é a cor diretamente oposta. No caso do vermelho, a cor complementar é o verde. Essas cores complementares são altamente contrastantes, o que pode criar uma imagem vibrante.

O círculo cromático pode ser dividido em cores primárias, secundárias e terciárias. As cores primárias no sistema RGB (R = red, G = green, B = blue), utilizado para imagens digitais, são as cores que, somadas, criam luz branca pura. Essas cores são: vermelho, verde e azul.

As cores secundárias são aquelas que resultam da mistura de duas cores primárias. Há três cores secundárias. No sistema RGB, essas cores são: ciano, magenta e amarelo.

As cores terciárias são aquelas feitas através da combinação de uma cor secundária com uma cor primária. Há seis cores terciárias. No sistema RGB, essas cores são: laranja, oliva, turquesa, celeste, violeta e rosa.

0 comentário